Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.

© PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS – ESTUDE CONOSCO E COM A AJE-JAPÃO !

"Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a Lei."
Allan Kardec

「生まれ、死に、再び生まれ、
更に進歩し続ける。それが法なのである。」
アラン・カルデック

domingo, 7 de julho de 2013

Alegria de Viver



O momento atual dificilmente nos levaria a acreditar no otimismo, face aos desafios que o mundo nos apresenta; considerar a vida apenas por seus desfechos favoráveis, seria desejar trazer a Utopia de Morus ao nosso cotidiano: doce quimera, já que o sonho civilizatório do autor não passou de neologismo para definir objetivos inalcançáveis - não seria razoável fixarmo-nos em tal visão de mundo, visto que os grandes e pequenos dramas que se sucedem nos garantem a fixação dos pés em terreno bem sólido.

Se nas Américas a religião formal ainda é uma alternativa de consolo (ou seria fuga?) para grande parte de seus habitantes, na Europa e na Ásia o existencialismo ateísta abre brechas perigosas nas mentes e corações, criando obstáculos à sua espiritualização; o Oriente Médio com suas constantes guerras, a África com seus conflitos étnicos, demonstram de forma contundente o que seja um planeta de provas e expiações em infinitos graus de manifestação, tal como os Espíritos demonstraram a Allan Kardec.

pçAdmitida a reencarnação como lei biológica e como princípio de razão e nunca fideísta, pois acreditar implica em raciocinar em bases seguras de entendimento, além das pesquisas concernentes (tais como as realizadas pelos pioneiros dr. Hernani G.Andrade no Brasil, dr. Ian Stevenson nos EUA, dr. H. Banerjee, na Índia), chegaríamos à conclusão de que não é “a história que se repete”, e sim, que nós repetimos a história através das reencarnações sucessivas onde o aprendizado intelecto-moral não se completou (ou estagnou). Isto mudaria os atuais paradigmas e nos levaria a uma nova sociedade, mais justa e fraterna.

Alguém já disse que a humanidade atual, presa ao utilitarismo recusa-se a crescer, permanecendo na fase adolescente. Sem dúvida que as manifestações comportamentais manifestam tal ideia, bastando observar esse “sedentarismo intelectual”, onde todos buscam seus prazeres no consumo desenfreado e imediatista.

Contudo, o otimismo é um estado de alma permanente que gera alegria de viver; trata-se de reconhecer que ele repousa nas pequenas como nas grandes coisas e causas: olhar o outro com olhos de compaixão, reconhecer a condição humana como a mais bela forma de representação da divindade latente em todos nós. Mas também nas coisas simples: observar a natureza, acompanhar o desenvolvimento de uma criança, reconhecer o milagre da vida num processo de gestação, acompanhar o batimento do próprio coração que nos mantem vivos, repousar o olhar nas marolas que o vento faz nas águas de um rio, espreguiçar-se, ler um bom livro, conversar, sorrir, dedicar a vida a uma causa meritória...

Portanto, viver otimisticamente não quer dizer esperar infintamente pelo melhor, mas compreender que somos agentes desse processo para tudo o que nos cerca.

Viver é para todos, mas viver bem e bem viver é para os sábios que aprenderam que a oportunidade reencarnatória é única. Os antigos filósofos sabiam disto. Os atuais precisam reaprender com aqueles. E o Espiritismo nos assegura de que se hoje estamos concentrados em graves compromissos, nada impede de que façamos deles os meios necessários à própria alegria que é Viver!

Sonia Theodoro da Silva, São Paulo - SP, Brasil 
www.filosofiaespirita.org 
Colunista
Jornal de Estudos Psicológicos, The Spiritist Psychological Society, Londres, Inglaterra.