Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)

Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.

© PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS – ESTUDE CONOSCO E COM A AJE-JAPÃO !

"Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a Lei."
Allan Kardec

「生まれ、死に、再び生まれ、
更に進歩し続ける。それが法なのである。」
アラン・カルデック

domingo, 16 de dezembro de 2012


FELIZ NATAL! SÃO OS VOTOS DE TODA EQUIPE DO CEFE-CENTRO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS!

VISUALIZE O NOVO PORTAL DE ESTUDOS ESPÍRITAS:WWW.FILOSOFIAESPIRITA.ORG

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CEFE: NOVO PORTAL DE ESTUDOS ESPÍRITAS www.filosofiaespirita.org



CONFORME ANUNCIAMOS, O PORTAL DE ESTUDOS ESPÍRITAS CEFE-CENTRO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS JÁ ESTÁ ON LINE!!
CRIADO EM 03 DE OUTUBRO DE 2012, ELE TEM OS SEUS OBJETIVOS FIXADOS EM SEU PROJETO (MENU INSTITUCIONAL: O PROJETO).

NESTE PORTAL ENCONTRAREMOS OS MÓDULOS DE ESTUDO E PESQUISA EM FILOSOFIA ESPÍRITA, O VER-VISÃO ESPÍRITA DA RELIGIOSIDADE E FILOSOFIA ESPÍRITA E MEDIUNIDADE, ACRESCIDOS DE DOCUMENTÁRIOS, INDICAÇÕES DE FILMES, PALESTRAS, AULAS ESPECIAIS GRAVADAS, DOWNLOADS DE LIVROS ESPÍRITAS, 07 BLOGS DO PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS COM MAIS DE 70.000 ACESSOS, E O CEFE NO EXTERIOR.

NO FUTURO TEREMOS MUITO MAIS - ESTE É UM PORTAL QUE TAMBÉM TEM A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDIOSOS DOS GRUPOS DE ESTUDO EM FILOSOFIA ESPÍRITA E DO VER: SUA DEDICAÇÃO AO ESTUDO E PESQUISA E A ATENÇÃO QUE TÊM DEMONSTRADO À FILOSOFIA ESPÍRITA E À ABORDAGEM DO VER DEMONSTRAM O SEU TOTAL ENGAJAMENTO À PROPOSTA DO ESPÍRITO DA VERDADE, A DO ENOBRECIMENTO DO ESPÍRITO ATRAVÉS DO ESPIRITISMO COMPILADO POR ALLAN KARDEC.

NESTE GRAVE MOMENTO DE NOSSA EVOLUÇÃO, TODAS AS INICIATIVAS QUE POSTULEM A BOA E CORRETA DIVULGAÇÃO E INCENTIVEM AO PLENO ENGAJAMENTO À CAUSA DE JESUS DE NAZARÉ REVISITADA PELA DOUTRINA ESPÍRITA SÃO VÁLIDAS:

"SE VOS DIZEIS ESPÍRITAS, SEDE-O DE FATO" (PAULO APÓSTOLO, LYON, 1861 - ESE, CAP. X, IT.14):

http://www.filosofiaespirita.org

PORTANTO, ESTÃO TODOS CONVIDADOS A PARTICIPAREM DESTA CAUSA: ESTUDO APROFUNDADO, PESQUISA, INTERATIVIDADE, DIVULGAÇÃO, ENGAJAMENTO PLENO.
FRATERNALMENTE,
EQUIPE CEFE-CENTRO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS

OS SETE BLOGS DO PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS CONTINUARÃO A SER UTILIZADOS - TAMBÉM PODEM SER ABERTOS ATRAVÉS DO SITE www.filosofiaespirita.org.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CHICO XAVIER, O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS

Momento comemorativo do Evento


Ontem, 03 de outubro, data de aniversário de chegada entre nós do Apóstolo de Jesus, Allan Kardec, Chico Xavier, com mais de 70% dos votos coletados por uma emissora de televisão, foi consagrado como "O maior brasileiro de todos os tempos".

Certamente que Chico, com sua notória humildade dispensaria mais esta homenagem, atribuindo-a a Jesus e ao Espiritismo - o que seria de se esperar que assim o fizesse, pois ele nunca quis os holofotes da fama sobre si. Sem dúvida que muitos dos demais indicados legaram, com suas vidas inteiras dedicadas a um ideal específico, o seu exemplo que merece o nosso eterno apreço e admiração: Princesa Isabel e Santos Dumont ("concorrentes" de Chico), Tiradentes, Irmã Dulce, Ayrton Senna, além de outros, nas áreas do esporte, da política, das ciências médicas, etc., porém, o que ficou gravado na memória dos brasileiros foi a presença amorosa de Chico Xavier, como legítimo representante do Amor de Jesus de Nazaré e do Espiritismo, a Sua Promessa de Paz e de amor entre os homens.

Chico Xavier, que em 2012 completa 10 anos de Vida Plena nas dimensões extra-físicas, certamente receberá, com muito carinho e o amor de sempre, mais esta homenagem de pura gratidão de todos os que levaram o seu nome e o do Espiritismo à divulgação plena pelos meios de comunicação.

Para nós encarnados, espíritas, a imensa responsabilidade de continuar a bem representar nos corações, na inteligência e nas obras esse legado de paz e de Amor de Jesus de Nazaré, de Allan Kardec, e de Chico Xavier.

Veja em: http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/

sábado, 28 de julho de 2012

O MUNDO QUE QUEREMOS

(Fotos: arquivo Sonia Theodoro da Silva)

Ontem, 27 de julho de 2012, as Olimpíadas de Londres foram abertas. Muito mais do que apenas disputar, há o consenso de participação, de autosuperação, de confraternização entre os povos, entre atletas de diferentes culturas dos cinco continentes, num dos aspectos que podem unir a todos: o esporte, além da música. E ambos estavam presentes na festa de Abertura de ontem.

Os ingleses encenaram quadros sobre a história do Reino Unido (lógico), com apelo shakespeariano à união e ao destemor (discurso de Rei Lear com o ator Kenneth Branagh) mas também deixaram claro que apoiam iniciativas que induzam à Paz e a Confraternização. Um exemplo disto foi a presença da brasileira Marina Silva, que entrou carregando a bandeira com os anéis olímpicos juntamente com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o maestro argentino Daniel Barenboim (veja o nosso artigo no http://filosofandocotidiano.blogspot.com) e prêmios Nobel da Paz. A ex-ministra brasileira é reconhecida internacionalmente por seu trabalho em defesa do meio ambiente. O único momento dissonante da festa foi a entrega da bandeira por parte dos portadores representantes da Paz a militares das três armas - num significativo "recado" subliminar porém evidente de que quem mantém a "paz" é a guerra; a presença dos guarda-costas junto a presidentes ou seus representantes, e do aparato militar presente na cidade que o diga.

A Filosofia Espírita, que chegou até nós num dos momentos mais importantes de nossa evolução, num país que, embora portador da bandeira "Igualdade, Fraternidade e Liberdade" foi quase destruído pela 1a. Guerra Mundial e na sua sequência (já que apenas fora assinado um armistício em 1917), deixa claro que essa duplicidade, essa convivência entre a Paz e a guerra tem que terminar. Seja porque ela é fomentada pelos interesses mesquinhos dos líderes das nações, seja porque o ser humano ainda a mantém ( a guerra) dentro de si.

Um sinal inequívoco de que a maioria opta pelas ações em prol da Confraternização universal, com apoio aos Pacificadores, foi a presença deles carregando a bandeira branca das Olímpíadas, bem como a presença dos corajosos atletas dos países que se encontram em guerra atualmente, a destacar os sírios e o olhar de seu porta bandeira, ao mesmo tempo alegre, pela presença na festa olímpica e triste pela tragédia que ocorre em seu país.

O mundo que queremos passa pelo respeito à Vida, de qualquer forma manifesta. Os ensinamentos dos grandes mestres e do maior deles, Jesus de Nazaré, evocam sempre essa mensagem: fomos criados pelo e para o Amor - amor sublimado que se expressa através de gestos como esse que acabamos de ver. Porém, os pequenos gestos do cotidiano refletem a nossa adesão ao Bem, aquele Bem definitivo que todos ansiamos ver nos outros, mas que poucas vezes temos exercitado em nós mesmos de forma definitiva.

Fotos: arquivo Sonia Theodoro da Silva; Imagens: TV Record, São Paulo.

quinta-feira, 8 de março de 2012

OLÁ NOVAMENTE !!




VOCÊ QUE ESTÁ ESTUDANDO CONOSCO, NOS BLOGS DO NEJA E DO PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS, AÍ VÃO ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA OS QUE TAMBÉM ESTÃO CHEGANDO AGORA :

1) NO BLOG http://nejanucleoespiritajoannadeangelisjp.blogspot.com/ VOCÊ ENCONTRARÁ O RESUMO DOS PROGRAMA EM FILOSOFIA ESPÍRITA E QUE ESTÁ NA ÍNTEGRA NO BLOG http://filosofiaespiritacomjapao.blogspot.com ;

2) NO BLOG http://filosofiaespiritacomjapao.blogspot.com , VOCÊ ENCONTRA O ESTUDO SISTEMATIZADO DA FILOSOFIA ESPÍRITA COM SEUS OBJETIVOS, CAPÍTULOS DOS LIVROS A SEREM ESTUDADOS, E AO LADO, LINKS PARA DOWNLOADS DOS LIVROS ESTUDADOS.

VIU COMO É FÁCIL? SÓ DEPENDE DE VOCÊ, DE SEUS ESFORÇOS EM CONHECER, APERFEIÇOAR E VIVENCIAR OS PRINCÍPIOS ESPÍRITAS CONTIDOS EM SUA FILOSOFIA !

NESTE BLOG VOCÊ TAMBÉM ENCONTRA O ACESSO AOS DEMAIS BLOGS, MÚSICAS, DOCUMENTÁRIOS, TUDO REFERENTE AO QUE VOCÊ ESTÁ ESTUDANDO.

ENTÃO, MÃOS À OBRA,

FRATERNALMENTE,

ADALBERTO E SONIA THEODORO

SEQUÊNCIA DAS AULAS DE FILOSOFIA ESPÍRITA (AS AULAS DE 1 A 5 ESTÃO LOGO ABAIXO)



6ª. AULA
Livro de Preparo: Religião dos Espíritos, cap. Sonâmbulos.

Objetivos Específicos
Allan Kardec trouxe para a doutrina espírita, a única e inovadora metodologia científica investigativa acerca do mundo espiritual jamais realizada. Mantê-la, desenvolvendo-a corretamente, é preservar o Espiritismo das ondas culturais que surgem e passam no mar tempestuoso da vida de provas e expiações. É a bússola que mantém o navio da existência navegando em segurança para o porto seguro do conhecimento superior (o pensador espírita Léon Denis, no Espaço Interativo, conscientiza, em profundidade, essa questão).
Sob o ponto de vista moral, conscientizar-se de que o pensar metódico e disciplinado conduz ao equilíbrio e à harmonia do corpo e da alma (ver O Problema do Ser, do Destino e da Dor, Léon Denis, item Disciplina do Pensamento e a Reforma do Caráter).

O Método em Filosofia
A palavra método vem do grego meta, na direção de, e hodos, caminho. Literalmente significa seguir um caminho. (...) Método é portanto, um modo sistemático e fundamentado de investigação, cujas regras têm como objetivo chegar a algum resultado que se deseja. Um método não é inventado aleatoriamente – surge das dificuldades a serem superadas (...) entretanto, não é o método quem vai sugerir temas ou idéias novas. É a realidade concreta que apresenta problemas a serem enfrentados.

Bibliografia
(1) História da Filosofia – Reale & Antiseri, Vol. I,1ª Parte, Cap. 1, item 3 - Conceito e objetivo da filosofia antiga, sub item 3.1;

O Método em Espiritismo
A única garantia segura do ensino dos Espíritos está na concordância das revelações feitas espontaneamente, através de um grande número de médiuns, estranhos uns aos outros, e em diversos lugares (...) não se trata de comunicações relativas a interesses secundários, mas das que se referem aos próprios princípios da doutrina (...) ensinado espontaneamente, ao mesmo tempo, em diferentes lugares, e de maneira idêntica (...) quanto ao fundo. (Allan Kardec)

Bibliografia
(1) O Problema do Ser do Destino e da Dor – L. Denis – 1ª Parte, Cap. II, O Critério da Doutrina dos Espíritos;
(2) LM – I Parte - Cap. II, item 14, sub-item 8 ; Cap.III, Método, itens 18, 19, 29, 34,35 ; II Parte - Cap. XXVII, Contradições e Mistificações, item 301, Cap. XXXi – Dissertações espíritas, mensagem 28 de Erasto;
(3) LE – Introdução VII – A Ciência e o Espiritismo;
(4) GE – cap. I – Caracteres da revelação Espírita, item 16.

Espaço Interativo Reflexivo
Consultar:
1) O Evangelho Segundo o Espiritismo – Introdução II, Autoridade da Doutrina Espírita – Controle Universal do Ensino dos Espíritos;
2) 13ª. Aula (Texto Reflexivo)postada no blog: http://filosofiaespiritaencantamentoecaminho.blogspot.com

7ª. AULA
Livro de Preparo: Religião dos Espíritos, cap. Ante falsos profetas.

Objetivos Específicos
Trabalhar o significado da linguagem articulada como a maior aquisição da razão humana, fruto da evolução do Espírito. Mostrar que a linguagem filosófica espírita, fruto dessa evolução realizada, conduz o ser atual, em trânsito de um plano moral-existencial para outro, como um instrumento decodificador do pensamento que o leva a responsabilizar-se pelas palavras que profere. A linguagem demonstra o nosso nível moral, portanto deve fortalecer-se nos padrões éticos do Espiritismo com Jesus.

A Linguagem
A linguagem é produto da razão, e só pode existir onde há racionalidade (...). Ela é um dos principais instrumentos na formação do mundo cultural, pois é ela que nos permite transcender à nossa experiência.

Bibliografia (NESTE PONTO INDICAMOS LIVROS QUE FALAM SOBRE A LINGUAGEM EM FILOSOFIA; VOCÊ PODERÁ ADOTAR QUALQUER LIVRO QUE FALE SOBRE O MESMO TEMA, CONSULTE A BIBLIOTECA DE SUA CIDADE, OU A INTERNET)
(1) Filosofando, Introd.à Filosofia – Aranha & Martins, Cap. A Linguagem;
(2) Fundamentos de Filosofia – Cotrim – Unidade 1, Cap. 1, item Linguagem e Comunicação, Box O impacto de invenções ligadas à linguagem através da história;
(3) Convite à Filosofia – Chauí – Unidade 4, Cap. 5, A Linguagem.

Bibliografia Complementar
Antologia Ilustrada de Filosofia – Ubaldo Nicola - Cap. 18, Como os homens inventaram a linguagem; Cap. 23 - Sócrates, A importância de saber que não se sabe - conceito; Cap. 115, Locke - As palavras são sinais das idéias.

Linguagem e responsabilidade
Nos mundos menos materiais que o vosso, os Espíritos se desprendem mais facilmente e se põem em comunicação apenas pelo pensamento, sem excluir, entretanto, a linguagem articulada. (...) Vossa linguagem é muito imperfeita para exprimir o que existe além do vosso alcance (...). (Kardec A., in LE).

Bibliografia
(1) LE- Introdução I;
(2) Evolução em Dois Mundos – A. Luiz/F.C.Xavier – 1ª. Parte - Cap. X, Palavra e Responsabilidade; 2ª. Parte – cap. II, Linguagem dos desencarnados.

Espaço Interativo

RODA DE LEITURA (LEITURA ANTECIPADA) COM BASE NOS TEXTOS ABAIXO :
(1) LM - 1ª Parte–Cap. IV, Sistemas, item 49 (10) ; 2ª Parte – Cap. XXIV, Identidade dos Espíritos – item 263, item 267 (1 a 7, 9), item 268 (1,26);
(2) O Livro da Esperança – Emmanuel/F.C. Xavier – Cap. 26, Falar.

8ª. AULA
Livro de Preparo: Religião dos Espíritos, cap. Servir a Deus.

Objetivos Específicos
Demonstrar que a Arte reproduz os conteúdos psicológicos do homem, como primeira exteriorização da sua leitura do mundo exterior, o sensível mundo platônico, bem como as intuições inatas do mundo inteligível.

Arte e estética

A partir da Grécia Antiga, a estética buscava a perfeição das formas, o Belo, através da escultura, da arquitetura e da poesia; com o passar do tempo a pintura, a música e a literatura, como expressão dos sentimentos, das emoções e da própria história humana, ocuparam o seu lugar de importância na cultura dos povos. Hoje, acrescente-se o cinema, que ocupa o seu espaço de destaque, reproduzindo, com seu instrumental tecnológico de ponta, este anseio inerente ao ser humano. Misto de fantasia arquetípica e metáfora, tornou-se linguagem visual e sonora dos meios artísticos antes compostos por outras formas estáticas, porém igualmente de extrema beleza.

Bibliografia(NESTE PONTO INDICAMOS LIVROS QUE FALAM SOBRE ARTE E ESTÉTICA EM FILOSOFIA; VOCÊ PODERÁ ADOTAR QUALQUER LIVRO QUE FALE SOBRE O MESMO TEMA, CONSULTE A BIBLIOTECA DE SUA CIDADE, OU A INTERNET)

VEJA TAMBÉM A EVOLUÇÃO DA ARTE E DA ESTÉTICA NA IMENSA E BELA CULTURA JAPONESA!

(1) Antologia Ilustrada de Filosofia – Ubaldo Nicola – Cap. Plotino: A beleza é sempre elevação da alma;
(2) História da Filosofia – Reale & Antiseri – Vol I – 4ª Parte, Cap. VI – Platão e a Academia Antiga, item 3, sub-item 3.4; 5ª. Parte, Cap.VII – Aristóteles, item6, sub-item 6.12;

Bibliografia Complementar
Convite à Filosofia – M. Chauí – Unidade 8, Cap.3, O Universo das Artes.

DVDs
Pintura e Escultura: Agonia e Êxtase (Biografia de Michelângelo);
Música: Mozart - O gênio, o homem, a música (Minissérie);
Literatura: Victor Hugo/ Os Miseráveis (minissérie); Léon Tolstoi / Guerra e Paz (minissérie); Eça de Queiroz / Os Maias (minissérie brasileira).

A Filosofia Espírita e a Arte

Por sua vez o objetivo essencial da arte, nas palavras de Léon Denis, “é a busca e a realização da Beleza; é, ao mesmo tempo, a busca de Deus, uma vez que Deus é a fonte primeira e a realização perfeita da beleza física e moral.” (in O Espiritismo na Arte).

Bibliografia
(1) LE – perg. 314, 315, 316;
(2) OP, Primeira Parte, Cap. Influência perniciosa das idéias materialistas, item Sobre as artes em geral: sua regeneração pelo Espiritismo, item Teoria da Beleza, item A música celeste, item Música espírita;
(3) RE 1860 (dezembro) – Cap. Arte pagã, arte cristã, arte espírita;
(4) RE 1858 (maio) – Palestras familiares de além túmulo: Mozart;
(5) ESE, Cap. 13, item 16.

Bibliografia Complementar:
Dicionário de Filosofia – Nicola Abbagnano (verbete: Arte);

Bibliografia Recomendada:
Contatos Musicais, Grandes Mestres – médium Rosemary Brown;
O Fantástico Lesage – o mais notável médium pintor de todos os tempos – Marie-Christine Victor.

Espaço Interativo
Roda de Leitura (leitura antecipada) com base em: O Espiritismo na Arte – Léon Denis (inteiro);

9ª. AULA
Livro de Preparo: Religião dos Espíritos, cap. Tentação e remédio.

Objetivos Específicos
Trabalhar o mito em seu verdadeiro significado como instrumento interpretativo do mundo na construção da estrutura psicológica dos indivíduos. O mito em seu conceito puramente existencialista – niilista, responde hoje pela perpetuação do apego aos significados estratificados da civilização. Reconhecer que o mito é renovável, hoje como instrumento de propaganda ou linguagem subliminar criando modismos e dependências psicológicas. O ser humano precisa libertar-se dos significados para sair em busca da própria natureza em essência, em espírito: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” - esta é a verdadeira mensagem subliminar a ser trabalhada em todo o contexto da Filosofia Espírita (esta Aula terá sua sequência detalhada no VER-Visão Espírita da Religiosidade).

O Pensamento Mítico
O homem primitivo não começou filosofando, assim como o homem medieval não podia ainda fazer Ciência. Sua mente primitiva se sentia estimulada a explicar uma Natureza totalmente desconhecida. Recém-vindo de uma evolução biológica surpreendente, sua mente era, diante das coisas, um papel em branco onde iria escrever seus mitos. O mito surge da necessidade consciente e inconsciente que o homem tem de explicar seu meio, seus problemas desconhecidos. (...) Em suma, o mito é o pensamento anterior à reflexão mais crítica.

Bibliografia
(1) LE – perg. 667;
(2) Filosofando, Introd.à Filosofia – Aranha & Martins, Cap. A consciência mítica;
(3) Coleção Os Pensadores – Volume Pré-Socráticos - Cap.I - Do Mito à Filosofia;
(4) História da Filosofia – Reale & Antiseri – Vol. I – I Parte (As origens gregas do pensamento ocidental), Cap. 1, item 2, As formas da vida grega que prepararam o nascimento da filosofia – subitens 2.1 a 2.3;
(5) O Espírito e o Tempo - JHPires - I Parte - Caps. I, Horizonte Tribal e Mediunismo Primitivo, item 1, Mediunismo e Espiritismo.

Bibliografia Complementar
Dicionário de Filosofia – Nicola Abbagnano (verbete: Mito).

Bibliografia Recomendada
Povos Primitivos e Manifestações Supranormais - Ernesto Bozzano.
O Universo, Os Deuses, Os Homens – Jean Pierre Vernant.
Mito e Religião na Grécia Antiga - Jean Pierre Vernant.
The Origins and History of Religions – John Murphy – Cap. II, Evolution and Anthropology.
DVDs
Fúria de Titãs (versão 1981 – dir. Ray Harryhausen)
O Poder do Mito – Joseph Murphy

Espaço Interativo
DEBATE SOBRE A AULA
Texto Base (Orientativo): O Céu e o Inferno, Allan Kardec, Cap. IV, itens 1 a 8;

Excertos:
TELES, A.X., Introdução ao Estudo da Filosofia..
10ª. AULA

Livro de Preparo: Religião dos Espíritos, cap. Reencarnação e progresso.

Objetivos Específicos
Idem à aula anterior.

Do Mito à Razão
O mito nasceu de uma atitude primária diante das coisas, sem rigor racional e sem crítica pessoal. A reflexão, a meditação ativa e a razão crítica viriam destruir o mundo mítico e elaborar um outro tipo de explicação: a filosófica.

Bibliografia
(1) LE – perg. 628;
(2) O Espírito e o Tempo – JHPires – I Parte – Cap. II, Horizonte Agrícola: Animismo e culto dos ancestrais, item 1, Racionalização Anímica, item 3, Os mitos agrários; Cap. III, Horizonte Civilizado:Mediunismo Oracular, item 2, O espírito de civilização; II Parte- Cap. 1,Emancipação Espiritual do homem, item 2. Desenvolvimento da Razão;
(3) Filosofando - Introdução à Filosofia – Aranha & Martins - Cap. Do Mito à razão – O nascimento da filosofia na Grécia Antiga.

Bibliografia Recomendada:
O Homem e seus Símbolos – Carl G. Jung.

Espaço Interativo Reflexivo:
Consultar:
1) A Gênese, Allan Kardec, Cap. XII, item 15.

quinta-feira, 1 de março de 2012

BEM VINDOS !



Começamos mais um ano letivo de estudos aprofundados de nossa Doutrina de Luz, seja bem vindo às aulas presenciais, seja bem vindo aos blogs, você que estuda conosco através deles, e consulte-os, todos os blogs do Projeto Estudos Filosóficos Espíritas; se tiver alguma dúvida, mande emails para os endereços que constam dos blogs. CONTINUAREMOS A POSTAR AS AULAS DE FILOSOFIA ESPÍRITA EM PARCERIA COM A ADE-JAPÃO, ACOMPANHE, ESCREVA PARA NÓS, DÊ A SUA OPINIÃO !

A Filosofia Espírita propicia a mudança de nossa visão de mundo - não podemos mais esperar que isto simplesmente aconteça por si mesmo - e não acontecerá por obra do acaso - é preciso que queiramos ampliar os nossos conhecimentos para a finalidade superior de nossas vidas - crescermos em Espírito e Verdade !

Abraço fraternal,
SONIA THEODORO E EQUIPE EFE-VER 2012

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CARNAVAL OU MOZART ? (DIÁLOGO ATEMPORAL)




CONVIDAMOS A TODOS PARA A LEITURA E REFLEXÃO DO TEMA ACIMA; LÉON DENIS NOS PRESENTEIA COM O SEU PENSAMENTO ACERCA DA MÚSICA E DAS ARTES E DE COMO ELAS PODEM TRAZER ALEGRIA, E BEM ESTAR.

CLIQUE SOBRE OS GADGETS, OUÇA AS MÚSICAS E CONFIRA !

ACESSE O ARTIGO "CARNAVAL OU MOZART? (UM DIÁLOGO ATEMPORAL)" NO BLOG http://filosofandocotidiano.blogspot.com

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

© PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS – ESTUDE CONOSCO E COM A AJE-JAPÃO !

"Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a Lei."
Allan Kardec

「生まれ、死に、再び生まれ、
更に進歩し続ける。それが法なのである。」
アラン・カルデック



Olá,
Bem-vindo ao blog !

Estamos em férias, em breve reiniciaremos as aulas presenciais nas dependências do Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz, instituição que apóia plenamente o PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS NO BRASIL, E AS AULAS EM PARCERIA COM A AJE- JAPÃO, NESTE BLOG E NO BLOG DO NEJA-NÚCLEO ESPÍRITA JOANNA DE ÂNGELIS.

ENQUANTO ISSO, CONSULTE OS BLOGS DO PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS, ASSISTA AOS FILMES E DOCUMENTÁRIOS, OUÇA AS PALESTRAS ESPECIAIS, CONTINUE OS SEUS ESTUDOS SOBRE A NOSSA FILOSOFIA ESPÍRITA, O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO E O APRIMORAMENTO ÉTICO-MORAL NUNCA SAEM DE FÉRIAS!

QUALQUER DÚVIDA COMUNIQUE-SE!
Enquanto aguardamos as novas abordagens para este ano de 2012, continue acessando este blog, pois o bom espírita é aquele que jamais deixa de estudar e pesquisar !
Até breve ! !