"Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a Lei."
Allan Kardec
「生まれ、死に、再び生まれ、
更に進歩し続ける。それが法なのである。」
アラン・カルデック
Educar para o pensar espírita é educar o ser para dimensões conscienciais superiores. Esta educação para o Espírito implica em atualizar as próprias potencialidades, desenvolvendo e ampliando o seu horizonte intelecto-moral em contínua ligação com os Espíritos Superiores que conduzem os destinos humanos.(STS)
Base Estrutural do ©PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS (EFE, 2001): Consulte o rodapé deste Blog.
© PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS – ESTUDE CONOSCO E COM A AJE-JAPÃO !
terça-feira, 9 de abril de 2013
BEETHOVEN: A GRANDE MENSAGEM DE PAZ A TODOS - PEACE IN THE WHOLE WORLD
Ludwig Van Beethoven : http://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwig_van_Beethoven
9a. SINFONIA - ODE À ALEGRIA E À PAZ, PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE PELA UNESCO/ONU.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinfonia_n.%C2%BA_9_(Beethoven)
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Testamento de Heilingstadt : http://pt.wikisource.org/wiki/Testamento_de_Heilingenstadt
"(...) Esses incidentes levaram-me quase ao desespero e pouco faltou para que, por minhas próprias mãos, eu pusesse fim à minha existência. Só a arte me amparou! Pareceu-me impossível deixar o mundo antes de haver produzido tudo o que eu sentia me haver sido confiado, e assim prolonguei esta vida infeliz. Paciência é só o que aspiro até que as parcas inclementes cortem o fio de minha triste vida. Melhorarei, talvez, e talvez não! Mas terei coragem. Na minha idade, já obrigado a filosofar, não é fácil, e mais penoso ainda se torna para o artista. Meu Deus, sobre mim deita o Teu olhar! Ó homens! Se vos cair isto um dia debaixo dos olhos, vereis que me julgaste mal! O infeliz consola-se quando encontra uma desgraça igual à sua. Tudo fiz para merecer um lugar entre os artistas e entre os homens de bem. (...)"
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
FACULDADE EXTRASSENSORIAL
A história registra as ações dos que ousaram transgredir com os sistemas vigentes, fossem eles políticos, religiosos, acadêmicos. Carl Gustav Jung foi um desses divinos transgressores; para ele, a vida não se limitava do berço ao túmulo: “o homem, ser racional, era dotado de faculdades extrassensoriais que lhe permitiam ultrapassar os limites comuns de espaço e tempo, devassando o passado distante e tendo premonições acerca do futuro” (Boletim SEI, nº 1963/2005).
As faculdades extrassensoriais estiveram presentes nos oráculos gregos e babilônios (o mais famoso de todos foi o Oráculo de Apolo, em Delfos), no mundo judaico com o colegiado de médiuns presidido por Moisés e, antes, no Egito, onde o líder da nação hebraica aprendera, com os sábios e iniciados de seu tempo, a profetizar, além de outras modalidades extrassensoriais aliadas à eficaz mediunidade de que era portador.
Mais recentemente, Emmanuel Swedenborg, clarividente sueco, foi investigado e estudado pelo eminente filósofo Immanuel Kant, impressionado pela precisão de suas informações acerca de um incêndio visto por ele a distância, em cidade próxima.
Muito embora a filosofia tradicional, hoje, pouco se interesse pela paranormalidade, está reservado à Ciência comprovar o que o Espiritismo tão judiciosamente estudou, através de Allan Kardec, fundamentando com fatos a maior descoberta de todos os tempos: o Espírito humano sobrevive à morte. Tal comprovação certamente acarretará graves consequências ao materialismo niilista hoje vigente no mundo, em todas as culturas, sejam ocidentais ou orientais.
Sonia Theodoro da Silva
(Publicado em set/out 2012 nos seguintes periódicos: The Journal of Psychological Studies - Science, Philosophy and Religion;Journal Psychologischer Studien - Wissenschaft, Philosophie und Religion; Periódico de Estudios Psicológicos - Ciencia, Filosofía y Religión; Giornale di Studi Psicologici - Scienza, Filosofia e Religione; Journal d´études psychologiques - Science, philosophie et religion).
domingo, 16 de dezembro de 2012
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
CEFE: NOVO PORTAL DE ESTUDOS ESPÍRITAS www.filosofiaespirita.org
CONFORME ANUNCIAMOS, O PORTAL DE ESTUDOS ESPÍRITAS CEFE-CENTRO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS JÁ ESTÁ ON LINE!!
CRIADO EM 03 DE OUTUBRO DE 2012, ELE TEM OS SEUS OBJETIVOS FIXADOS EM SEU PROJETO (MENU INSTITUCIONAL: O PROJETO).
NESTE PORTAL ENCONTRAREMOS OS MÓDULOS DE ESTUDO E PESQUISA EM FILOSOFIA ESPÍRITA, O VER-VISÃO ESPÍRITA DA RELIGIOSIDADE E FILOSOFIA ESPÍRITA E MEDIUNIDADE, ACRESCIDOS DE DOCUMENTÁRIOS, INDICAÇÕES DE FILMES, PALESTRAS, AULAS ESPECIAIS GRAVADAS, DOWNLOADS DE LIVROS ESPÍRITAS, 07 BLOGS DO PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS COM MAIS DE 70.000 ACESSOS, E O CEFE NO EXTERIOR.
NO FUTURO TEREMOS MUITO MAIS - ESTE É UM PORTAL QUE TAMBÉM TEM A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDIOSOS DOS GRUPOS DE ESTUDO EM FILOSOFIA ESPÍRITA E DO VER: SUA DEDICAÇÃO AO ESTUDO E PESQUISA E A ATENÇÃO QUE TÊM DEMONSTRADO À FILOSOFIA ESPÍRITA E À ABORDAGEM DO VER DEMONSTRAM O SEU TOTAL ENGAJAMENTO À PROPOSTA DO ESPÍRITO DA VERDADE, A DO ENOBRECIMENTO DO ESPÍRITO ATRAVÉS DO ESPIRITISMO COMPILADO POR ALLAN KARDEC.
NESTE GRAVE MOMENTO DE NOSSA EVOLUÇÃO, TODAS AS INICIATIVAS QUE POSTULEM A BOA E CORRETA DIVULGAÇÃO E INCENTIVEM AO PLENO ENGAJAMENTO À CAUSA DE JESUS DE NAZARÉ REVISITADA PELA DOUTRINA ESPÍRITA SÃO VÁLIDAS:
"SE VOS DIZEIS ESPÍRITAS, SEDE-O DE FATO" (PAULO APÓSTOLO, LYON, 1861 - ESE, CAP. X, IT.14):
http://www.filosofiaespirita.org
PORTANTO, ESTÃO TODOS CONVIDADOS A PARTICIPAREM DESTA CAUSA: ESTUDO APROFUNDADO, PESQUISA, INTERATIVIDADE, DIVULGAÇÃO, ENGAJAMENTO PLENO.
FRATERNALMENTE,
EQUIPE CEFE-CENTRO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS
OS SETE BLOGS DO PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS CONTINUARÃO A SER UTILIZADOS - TAMBÉM PODEM SER ABERTOS ATRAVÉS DO SITE www.filosofiaespirita.org.
sábado, 20 de outubro de 2012
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
CHICO XAVIER, O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS
Momento comemorativo do Evento
Ontem, 03 de outubro, data de aniversário de chegada entre nós do Apóstolo de Jesus, Allan Kardec, Chico Xavier, com mais de 70% dos votos coletados por uma emissora de televisão, foi consagrado como "O maior brasileiro de todos os tempos".
Certamente que Chico, com sua notória humildade dispensaria mais esta homenagem, atribuindo-a a Jesus e ao Espiritismo - o que seria de se esperar que assim o fizesse, pois ele nunca quis os holofotes da fama sobre si. Sem dúvida que muitos dos demais indicados legaram, com suas vidas inteiras dedicadas a um ideal específico, o seu exemplo que merece o nosso eterno apreço e admiração: Princesa Isabel e Santos Dumont ("concorrentes" de Chico), Tiradentes, Irmã Dulce, Ayrton Senna, além de outros, nas áreas do esporte, da política, das ciências médicas, etc., porém, o que ficou gravado na memória dos brasileiros foi a presença amorosa de Chico Xavier, como legítimo representante do Amor de Jesus de Nazaré e do Espiritismo, a Sua Promessa de Paz e de amor entre os homens.
Chico Xavier, que em 2012 completa 10 anos de Vida Plena nas dimensões extra-físicas, certamente receberá, com muito carinho e o amor de sempre, mais esta homenagem de pura gratidão de todos os que levaram o seu nome e o do Espiritismo à divulgação plena pelos meios de comunicação.
Para nós encarnados, espíritas, a imensa responsabilidade de continuar a bem representar nos corações, na inteligência e nas obras esse legado de paz e de Amor de Jesus de Nazaré, de Allan Kardec, e de Chico Xavier.
Veja em: http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/
Ontem, 03 de outubro, data de aniversário de chegada entre nós do Apóstolo de Jesus, Allan Kardec, Chico Xavier, com mais de 70% dos votos coletados por uma emissora de televisão, foi consagrado como "O maior brasileiro de todos os tempos".
Certamente que Chico, com sua notória humildade dispensaria mais esta homenagem, atribuindo-a a Jesus e ao Espiritismo - o que seria de se esperar que assim o fizesse, pois ele nunca quis os holofotes da fama sobre si. Sem dúvida que muitos dos demais indicados legaram, com suas vidas inteiras dedicadas a um ideal específico, o seu exemplo que merece o nosso eterno apreço e admiração: Princesa Isabel e Santos Dumont ("concorrentes" de Chico), Tiradentes, Irmã Dulce, Ayrton Senna, além de outros, nas áreas do esporte, da política, das ciências médicas, etc., porém, o que ficou gravado na memória dos brasileiros foi a presença amorosa de Chico Xavier, como legítimo representante do Amor de Jesus de Nazaré e do Espiritismo, a Sua Promessa de Paz e de amor entre os homens.
Chico Xavier, que em 2012 completa 10 anos de Vida Plena nas dimensões extra-físicas, certamente receberá, com muito carinho e o amor de sempre, mais esta homenagem de pura gratidão de todos os que levaram o seu nome e o do Espiritismo à divulgação plena pelos meios de comunicação.
Para nós encarnados, espíritas, a imensa responsabilidade de continuar a bem representar nos corações, na inteligência e nas obras esse legado de paz e de Amor de Jesus de Nazaré, de Allan Kardec, e de Chico Xavier.
Veja em: http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/
sábado, 28 de julho de 2012
O MUNDO QUE QUEREMOS
(Fotos: arquivo Sonia Theodoro da Silva)
Ontem, 27 de julho de 2012, as Olimpíadas de Londres foram abertas. Muito mais do que apenas disputar, há o consenso de participação, de autosuperação, de confraternização entre os povos, entre atletas de diferentes culturas dos cinco continentes, num dos aspectos que podem unir a todos: o esporte, além da música. E ambos estavam presentes na festa de Abertura de ontem.
Os ingleses encenaram quadros sobre a história do Reino Unido (lógico), com apelo shakespeariano à união e ao destemor (discurso de Rei Lear com o ator Kenneth Branagh) mas também deixaram claro que apoiam iniciativas que induzam à Paz e a Confraternização. Um exemplo disto foi a presença da brasileira Marina Silva, que entrou carregando a bandeira com os anéis olímpicos juntamente com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o maestro argentino Daniel Barenboim (veja o nosso artigo no http://filosofandocotidiano.blogspot.com) e prêmios Nobel da Paz. A ex-ministra brasileira é reconhecida internacionalmente por seu trabalho em defesa do meio ambiente. O único momento dissonante da festa foi a entrega da bandeira por parte dos portadores representantes da Paz a militares das três armas - num significativo "recado" subliminar porém evidente de que quem mantém a "paz" é a guerra; a presença dos guarda-costas junto a presidentes ou seus representantes, e do aparato militar presente na cidade que o diga.
A Filosofia Espírita, que chegou até nós num dos momentos mais importantes de nossa evolução, num país que, embora portador da bandeira "Igualdade, Fraternidade e Liberdade" foi quase destruído pela 1a. Guerra Mundial e na sua sequência (já que apenas fora assinado um armistício em 1917), deixa claro que essa duplicidade, essa convivência entre a Paz e a guerra tem que terminar. Seja porque ela é fomentada pelos interesses mesquinhos dos líderes das nações, seja porque o ser humano ainda a mantém ( a guerra) dentro de si.
Um sinal inequívoco de que a maioria opta pelas ações em prol da Confraternização universal, com apoio aos Pacificadores, foi a presença deles carregando a bandeira branca das Olímpíadas, bem como a presença dos corajosos atletas dos países que se encontram em guerra atualmente, a destacar os sírios e o olhar de seu porta bandeira, ao mesmo tempo alegre, pela presença na festa olímpica e triste pela tragédia que ocorre em seu país.
O mundo que queremos passa pelo respeito à Vida, de qualquer forma manifesta. Os ensinamentos dos grandes mestres e do maior deles, Jesus de Nazaré, evocam sempre essa mensagem: fomos criados pelo e para o Amor - amor sublimado que se expressa através de gestos como esse que acabamos de ver. Porém, os pequenos gestos do cotidiano refletem a nossa adesão ao Bem, aquele Bem definitivo que todos ansiamos ver nos outros, mas que poucas vezes temos exercitado em nós mesmos de forma definitiva.
Fotos: arquivo Sonia Theodoro da Silva; Imagens: TV Record, São Paulo.
Ontem, 27 de julho de 2012, as Olimpíadas de Londres foram abertas. Muito mais do que apenas disputar, há o consenso de participação, de autosuperação, de confraternização entre os povos, entre atletas de diferentes culturas dos cinco continentes, num dos aspectos que podem unir a todos: o esporte, além da música. E ambos estavam presentes na festa de Abertura de ontem.
Os ingleses encenaram quadros sobre a história do Reino Unido (lógico), com apelo shakespeariano à união e ao destemor (discurso de Rei Lear com o ator Kenneth Branagh) mas também deixaram claro que apoiam iniciativas que induzam à Paz e a Confraternização. Um exemplo disto foi a presença da brasileira Marina Silva, que entrou carregando a bandeira com os anéis olímpicos juntamente com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o maestro argentino Daniel Barenboim (veja o nosso artigo no http://filosofandocotidiano.blogspot.com) e prêmios Nobel da Paz. A ex-ministra brasileira é reconhecida internacionalmente por seu trabalho em defesa do meio ambiente. O único momento dissonante da festa foi a entrega da bandeira por parte dos portadores representantes da Paz a militares das três armas - num significativo "recado" subliminar porém evidente de que quem mantém a "paz" é a guerra; a presença dos guarda-costas junto a presidentes ou seus representantes, e do aparato militar presente na cidade que o diga.
A Filosofia Espírita, que chegou até nós num dos momentos mais importantes de nossa evolução, num país que, embora portador da bandeira "Igualdade, Fraternidade e Liberdade" foi quase destruído pela 1a. Guerra Mundial e na sua sequência (já que apenas fora assinado um armistício em 1917), deixa claro que essa duplicidade, essa convivência entre a Paz e a guerra tem que terminar. Seja porque ela é fomentada pelos interesses mesquinhos dos líderes das nações, seja porque o ser humano ainda a mantém ( a guerra) dentro de si.
Um sinal inequívoco de que a maioria opta pelas ações em prol da Confraternização universal, com apoio aos Pacificadores, foi a presença deles carregando a bandeira branca das Olímpíadas, bem como a presença dos corajosos atletas dos países que se encontram em guerra atualmente, a destacar os sírios e o olhar de seu porta bandeira, ao mesmo tempo alegre, pela presença na festa olímpica e triste pela tragédia que ocorre em seu país.
O mundo que queremos passa pelo respeito à Vida, de qualquer forma manifesta. Os ensinamentos dos grandes mestres e do maior deles, Jesus de Nazaré, evocam sempre essa mensagem: fomos criados pelo e para o Amor - amor sublimado que se expressa através de gestos como esse que acabamos de ver. Porém, os pequenos gestos do cotidiano refletem a nossa adesão ao Bem, aquele Bem definitivo que todos ansiamos ver nos outros, mas que poucas vezes temos exercitado em nós mesmos de forma definitiva.
Fotos: arquivo Sonia Theodoro da Silva; Imagens: TV Record, São Paulo.
quinta-feira, 8 de março de 2012
OLÁ NOVAMENTE !!

VOCÊ QUE ESTÁ ESTUDANDO CONOSCO, NOS BLOGS DO NEJA E DO PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS, AÍ VÃO ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA OS QUE TAMBÉM ESTÃO CHEGANDO AGORA :
1) NO BLOG http://nejanucleoespiritajoannadeangelisjp.blogspot.com/ VOCÊ ENCONTRARÁ O RESUMO DOS PROGRAMA EM FILOSOFIA ESPÍRITA E QUE ESTÁ NA ÍNTEGRA NO BLOG http://filosofiaespiritacomjapao.blogspot.com ;
2) NO BLOG http://filosofiaespiritacomjapao.blogspot.com , VOCÊ ENCONTRA O ESTUDO SISTEMATIZADO DA FILOSOFIA ESPÍRITA COM SEUS OBJETIVOS, CAPÍTULOS DOS LIVROS A SEREM ESTUDADOS, E AO LADO, LINKS PARA DOWNLOADS DOS LIVROS ESTUDADOS.
VIU COMO É FÁCIL? SÓ DEPENDE DE VOCÊ, DE SEUS ESFORÇOS EM CONHECER, APERFEIÇOAR E VIVENCIAR OS PRINCÍPIOS ESPÍRITAS CONTIDOS EM SUA FILOSOFIA !
NESTE BLOG VOCÊ TAMBÉM ENCONTRA O ACESSO AOS DEMAIS BLOGS, MÚSICAS, DOCUMENTÁRIOS, TUDO REFERENTE AO QUE VOCÊ ESTÁ ESTUDANDO.
ENTÃO, MÃOS À OBRA,
FRATERNALMENTE,
ADALBERTO E SONIA THEODORO
SEQUÊNCIA DAS AULAS DE FILOSOFIA ESPÍRITA (AS AULAS DE 1 A 5 ESTÃO LOGO ABAIXO)

6ª. AULA
Livro de Preparo: Religião dos Espíritos, cap. Sonâmbulos.
Objetivos Específicos
Allan Kardec trouxe para a doutrina espírita, a única e inovadora metodologia científica investigativa acerca do mundo espiritual jamais realizada. Mantê-la, desenvolvendo-a corretamente, é preservar o Espiritismo das ondas culturais que surgem e passam no mar tempestuoso da vida de provas e expiações. É a bússola que mantém o navio da existência navegando em segurança para o porto seguro do conhecimento superior (o pensador espírita Léon Denis, no Espaço Interativo, conscientiza, em profundidade, essa questão).
Sob o ponto de vista moral, conscientizar-se de que o pensar metódico e disciplinado conduz ao equilíbrio e à harmonia do corpo e da alma (ver O Problema do Ser, do Destino e da Dor, Léon Denis, item Disciplina do Pensamento e a Reforma do Caráter).
O Método em Filosofia
A palavra método vem do grego meta, na direção de, e hodos, caminho. Literalmente significa seguir um caminho. (...) Método é portanto, um modo sistemático e fundamentado de investigação, cujas regras têm como objetivo chegar a algum resultado que se deseja. Um método não é inventado aleatoriamente – surge das dificuldades a serem superadas (...) entretanto, não é o método quem vai sugerir temas ou idéias novas. É a realidade concreta que apresenta problemas a serem enfrentados.
Bibliografia
(1) História da Filosofia – Reale & Antiseri, Vol. I,1ª Parte, Cap. 1, item 3 - Conceito e objetivo da filosofia antiga, sub item 3.1;
O Método em Espiritismo
A única garantia segura do ensino dos Espíritos está na concordância das revelações feitas espontaneamente, através de um grande número de médiuns, estranhos uns aos outros, e em diversos lugares (...) não se trata de comunicações relativas a interesses secundários, mas das que se referem aos próprios princípios da doutrina (...) ensinado espontaneamente, ao mesmo tempo, em diferentes lugares, e de maneira idêntica (...) quanto ao fundo. (Allan Kardec)
Bibliografia
(1) O Problema do Ser do Destino e da Dor – L. Denis – 1ª Parte, Cap. II, O Critério da Doutrina dos Espíritos;
(2) LM – I Parte - Cap. II, item 14, sub-item 8 ; Cap.III, Método, itens 18, 19, 29, 34,35 ; II Parte - Cap. XXVII, Contradições e Mistificações, item 301, Cap. XXXi – Dissertações espíritas, mensagem 28 de Erasto;
(3) LE – Introdução VII – A Ciência e o Espiritismo;
(4) GE – cap. I – Caracteres da revelação Espírita, item 16.
Espaço Interativo Reflexivo
Consultar:
1) O Evangelho Segundo o Espiritismo – Introdução II, Autoridade da Doutrina Espírita – Controle Universal do Ensino dos Espíritos;
2) 13ª. Aula (Texto Reflexivo)postada no blog: http://filosofiaespiritaencantamentoecaminho.blogspot.com
7ª. AULA
Livro de Preparo: Religião dos Espíritos, cap. Ante falsos profetas.
Objetivos Específicos
Trabalhar o significado da linguagem articulada como a maior aquisição da razão humana, fruto da evolução do Espírito. Mostrar que a linguagem filosófica espírita, fruto dessa evolução realizada, conduz o ser atual, em trânsito de um plano moral-existencial para outro, como um instrumento decodificador do pensamento que o leva a responsabilizar-se pelas palavras que profere. A linguagem demonstra o nosso nível moral, portanto deve fortalecer-se nos padrões éticos do Espiritismo com Jesus.
A Linguagem
A linguagem é produto da razão, e só pode existir onde há racionalidade (...). Ela é um dos principais instrumentos na formação do mundo cultural, pois é ela que nos permite transcender à nossa experiência.
Bibliografia (NESTE PONTO INDICAMOS LIVROS QUE FALAM SOBRE A LINGUAGEM EM FILOSOFIA; VOCÊ PODERÁ ADOTAR QUALQUER LIVRO QUE FALE SOBRE O MESMO TEMA, CONSULTE A BIBLIOTECA DE SUA CIDADE, OU A INTERNET)
(1) Filosofando, Introd.à Filosofia – Aranha & Martins, Cap. A Linguagem;
(2) Fundamentos de Filosofia – Cotrim – Unidade 1, Cap. 1, item Linguagem e Comunicação, Box O impacto de invenções ligadas à linguagem através da história;
(3) Convite à Filosofia – Chauí – Unidade 4, Cap. 5, A Linguagem.
Bibliografia Complementar
Antologia Ilustrada de Filosofia – Ubaldo Nicola - Cap. 18, Como os homens inventaram a linguagem; Cap. 23 - Sócrates, A importância de saber que não se sabe - conceito; Cap. 115, Locke - As palavras são sinais das idéias.
Linguagem e responsabilidade
Nos mundos menos materiais que o vosso, os Espíritos se desprendem mais facilmente e se põem em comunicação apenas pelo pensamento, sem excluir, entretanto, a linguagem articulada. (...) Vossa linguagem é muito imperfeita para exprimir o que existe além do vosso alcance (...). (Kardec A., in LE).
Bibliografia
(1) LE- Introdução I;
(2) Evolução em Dois Mundos – A. Luiz/F.C.Xavier – 1ª. Parte - Cap. X, Palavra e Responsabilidade; 2ª. Parte – cap. II, Linguagem dos desencarnados.
Espaço Interativo
RODA DE LEITURA (LEITURA ANTECIPADA) COM BASE NOS TEXTOS ABAIXO :
(1) LM - 1ª Parte–Cap. IV, Sistemas, item 49 (10) ; 2ª Parte – Cap. XXIV, Identidade dos Espíritos – item 263, item 267 (1 a 7, 9), item 268 (1,26);
(2) O Livro da Esperança – Emmanuel/F.C. Xavier – Cap. 26, Falar.
8ª. AULA
Livro de Preparo: Religião dos Espíritos, cap. Servir a Deus.
Objetivos Específicos
Demonstrar que a Arte reproduz os conteúdos psicológicos do homem, como primeira exteriorização da sua leitura do mundo exterior, o sensível mundo platônico, bem como as intuições inatas do mundo inteligível.
Arte e estética
A partir da Grécia Antiga, a estética buscava a perfeição das formas, o Belo, através da escultura, da arquitetura e da poesia; com o passar do tempo a pintura, a música e a literatura, como expressão dos sentimentos, das emoções e da própria história humana, ocuparam o seu lugar de importância na cultura dos povos. Hoje, acrescente-se o cinema, que ocupa o seu espaço de destaque, reproduzindo, com seu instrumental tecnológico de ponta, este anseio inerente ao ser humano. Misto de fantasia arquetípica e metáfora, tornou-se linguagem visual e sonora dos meios artísticos antes compostos por outras formas estáticas, porém igualmente de extrema beleza.
Bibliografia(NESTE PONTO INDICAMOS LIVROS QUE FALAM SOBRE ARTE E ESTÉTICA EM FILOSOFIA; VOCÊ PODERÁ ADOTAR QUALQUER LIVRO QUE FALE SOBRE O MESMO TEMA, CONSULTE A BIBLIOTECA DE SUA CIDADE, OU A INTERNET)
VEJA TAMBÉM A EVOLUÇÃO DA ARTE E DA ESTÉTICA NA IMENSA E BELA CULTURA JAPONESA!
(1) Antologia Ilustrada de Filosofia – Ubaldo Nicola – Cap. Plotino: A beleza é sempre elevação da alma;
(2) História da Filosofia – Reale & Antiseri – Vol I – 4ª Parte, Cap. VI – Platão e a Academia Antiga, item 3, sub-item 3.4; 5ª. Parte, Cap.VII – Aristóteles, item6, sub-item 6.12;
Bibliografia Complementar
Convite à Filosofia – M. Chauí – Unidade 8, Cap.3, O Universo das Artes.
DVDs
Pintura e Escultura: Agonia e Êxtase (Biografia de Michelângelo);
Música: Mozart - O gênio, o homem, a música (Minissérie);
Literatura: Victor Hugo/ Os Miseráveis (minissérie); Léon Tolstoi / Guerra e Paz (minissérie); Eça de Queiroz / Os Maias (minissérie brasileira).
A Filosofia Espírita e a Arte
Por sua vez o objetivo essencial da arte, nas palavras de Léon Denis, “é a busca e a realização da Beleza; é, ao mesmo tempo, a busca de Deus, uma vez que Deus é a fonte primeira e a realização perfeita da beleza física e moral.” (in O Espiritismo na Arte).
Bibliografia
(1) LE – perg. 314, 315, 316;
(2) OP, Primeira Parte, Cap. Influência perniciosa das idéias materialistas, item Sobre as artes em geral: sua regeneração pelo Espiritismo, item Teoria da Beleza, item A música celeste, item Música espírita;
(3) RE 1860 (dezembro) – Cap. Arte pagã, arte cristã, arte espírita;
(4) RE 1858 (maio) – Palestras familiares de além túmulo: Mozart;
(5) ESE, Cap. 13, item 16.
Bibliografia Complementar:
Dicionário de Filosofia – Nicola Abbagnano (verbete: Arte);
Bibliografia Recomendada:
Contatos Musicais, Grandes Mestres – médium Rosemary Brown;
O Fantástico Lesage – o mais notável médium pintor de todos os tempos – Marie-Christine Victor.
Espaço Interativo
Roda de Leitura (leitura antecipada) com base em: O Espiritismo na Arte – Léon Denis (inteiro);
9ª. AULA
Livro de Preparo: Religião dos Espíritos, cap. Tentação e remédio.
Objetivos Específicos
Trabalhar o mito em seu verdadeiro significado como instrumento interpretativo do mundo na construção da estrutura psicológica dos indivíduos. O mito em seu conceito puramente existencialista – niilista, responde hoje pela perpetuação do apego aos significados estratificados da civilização. Reconhecer que o mito é renovável, hoje como instrumento de propaganda ou linguagem subliminar criando modismos e dependências psicológicas. O ser humano precisa libertar-se dos significados para sair em busca da própria natureza em essência, em espírito: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” - esta é a verdadeira mensagem subliminar a ser trabalhada em todo o contexto da Filosofia Espírita (esta Aula terá sua sequência detalhada no VER-Visão Espírita da Religiosidade).
O Pensamento Mítico
O homem primitivo não começou filosofando, assim como o homem medieval não podia ainda fazer Ciência. Sua mente primitiva se sentia estimulada a explicar uma Natureza totalmente desconhecida. Recém-vindo de uma evolução biológica surpreendente, sua mente era, diante das coisas, um papel em branco onde iria escrever seus mitos. O mito surge da necessidade consciente e inconsciente que o homem tem de explicar seu meio, seus problemas desconhecidos. (...) Em suma, o mito é o pensamento anterior à reflexão mais crítica.
Bibliografia
(1) LE – perg. 667;
(2) Filosofando, Introd.à Filosofia – Aranha & Martins, Cap. A consciência mítica;
(3) Coleção Os Pensadores – Volume Pré-Socráticos - Cap.I - Do Mito à Filosofia;
(4) História da Filosofia – Reale & Antiseri – Vol. I – I Parte (As origens gregas do pensamento ocidental), Cap. 1, item 2, As formas da vida grega que prepararam o nascimento da filosofia – subitens 2.1 a 2.3;
(5) O Espírito e o Tempo - JHPires - I Parte - Caps. I, Horizonte Tribal e Mediunismo Primitivo, item 1, Mediunismo e Espiritismo.
Bibliografia Complementar
Dicionário de Filosofia – Nicola Abbagnano (verbete: Mito).
Bibliografia Recomendada
Povos Primitivos e Manifestações Supranormais - Ernesto Bozzano.
O Universo, Os Deuses, Os Homens – Jean Pierre Vernant.
Mito e Religião na Grécia Antiga - Jean Pierre Vernant.
The Origins and History of Religions – John Murphy – Cap. II, Evolution and Anthropology.
DVDs
Fúria de Titãs (versão 1981 – dir. Ray Harryhausen)
O Poder do Mito – Joseph Murphy
Espaço Interativo
DEBATE SOBRE A AULA
Texto Base (Orientativo): O Céu e o Inferno, Allan Kardec, Cap. IV, itens 1 a 8;
Excertos:
TELES, A.X., Introdução ao Estudo da Filosofia..
10ª. AULA
Livro de Preparo: Religião dos Espíritos, cap. Reencarnação e progresso.
Objetivos Específicos
Idem à aula anterior.
Do Mito à Razão
O mito nasceu de uma atitude primária diante das coisas, sem rigor racional e sem crítica pessoal. A reflexão, a meditação ativa e a razão crítica viriam destruir o mundo mítico e elaborar um outro tipo de explicação: a filosófica.
Bibliografia
(1) LE – perg. 628;
(2) O Espírito e o Tempo – JHPires – I Parte – Cap. II, Horizonte Agrícola: Animismo e culto dos ancestrais, item 1, Racionalização Anímica, item 3, Os mitos agrários; Cap. III, Horizonte Civilizado:Mediunismo Oracular, item 2, O espírito de civilização; II Parte- Cap. 1,Emancipação Espiritual do homem, item 2. Desenvolvimento da Razão;
(3) Filosofando - Introdução à Filosofia – Aranha & Martins - Cap. Do Mito à razão – O nascimento da filosofia na Grécia Antiga.
Bibliografia Recomendada:
O Homem e seus Símbolos – Carl G. Jung.
Espaço Interativo Reflexivo:
Consultar:
1) A Gênese, Allan Kardec, Cap. XII, item 15.
quinta-feira, 1 de março de 2012
BEM VINDOS !

Começamos mais um ano letivo de estudos aprofundados de nossa Doutrina de Luz, seja bem vindo às aulas presenciais, seja bem vindo aos blogs, você que estuda conosco através deles, e consulte-os, todos os blogs do Projeto Estudos Filosóficos Espíritas; se tiver alguma dúvida, mande emails para os endereços que constam dos blogs. CONTINUAREMOS A POSTAR AS AULAS DE FILOSOFIA ESPÍRITA EM PARCERIA COM A ADE-JAPÃO, ACOMPANHE, ESCREVA PARA NÓS, DÊ A SUA OPINIÃO !
A Filosofia Espírita propicia a mudança de nossa visão de mundo - não podemos mais esperar que isto simplesmente aconteça por si mesmo - e não acontecerá por obra do acaso - é preciso que queiramos ampliar os nossos conhecimentos para a finalidade superior de nossas vidas - crescermos em Espírito e Verdade !
Abraço fraternal,
SONIA THEODORO E EQUIPE EFE-VER 2012
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
CARNAVAL OU MOZART ? (DIÁLOGO ATEMPORAL)

CONVIDAMOS A TODOS PARA A LEITURA E REFLEXÃO DO TEMA ACIMA; LÉON DENIS NOS PRESENTEIA COM O SEU PENSAMENTO ACERCA DA MÚSICA E DAS ARTES E DE COMO ELAS PODEM TRAZER ALEGRIA, E BEM ESTAR.
CLIQUE SOBRE OS GADGETS, OUÇA AS MÚSICAS E CONFIRA !
ACESSE O ARTIGO "CARNAVAL OU MOZART? (UM DIÁLOGO ATEMPORAL)" NO BLOG http://filosofandocotidiano.blogspot.com
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
© PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS – ESTUDE CONOSCO E COM A AJE-JAPÃO !
"Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a Lei."
Allan Kardec
「生まれ、死に、再び生まれ、
更に進歩し続ける。それが法なのである。」
アラン・カルデック

Olá,
Bem-vindo ao blog !
Estamos em férias, em breve reiniciaremos as aulas presenciais nas dependências do Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz, instituição que apóia plenamente o PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS NO BRASIL, E AS AULAS EM PARCERIA COM A AJE- JAPÃO, NESTE BLOG E NO BLOG DO NEJA-NÚCLEO ESPÍRITA JOANNA DE ÂNGELIS.
ENQUANTO ISSO, CONSULTE OS BLOGS DO PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS, ASSISTA AOS FILMES E DOCUMENTÁRIOS, OUÇA AS PALESTRAS ESPECIAIS, CONTINUE OS SEUS ESTUDOS SOBRE A NOSSA FILOSOFIA ESPÍRITA, O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO E O APRIMORAMENTO ÉTICO-MORAL NUNCA SAEM DE FÉRIAS!
QUALQUER DÚVIDA COMUNIQUE-SE!
Enquanto aguardamos as novas abordagens para este ano de 2012, continue acessando este blog, pois o bom espírita é aquele que jamais deixa de estudar e pesquisar !
Até breve ! !
Allan Kardec
「生まれ、死に、再び生まれ、
更に進歩し続ける。それが法なのである。」
アラン・カルデック
Olá,
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Estamos em férias, em breve reiniciaremos as aulas presenciais nas dependências do Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz, instituição que apóia plenamente o PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS NO BRASIL, E AS AULAS EM PARCERIA COM A AJE- JAPÃO, NESTE BLOG E NO BLOG DO NEJA-NÚCLEO ESPÍRITA JOANNA DE ÂNGELIS.
ENQUANTO ISSO, CONSULTE OS BLOGS DO PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS, ASSISTA AOS FILMES E DOCUMENTÁRIOS, OUÇA AS PALESTRAS ESPECIAIS, CONTINUE OS SEUS ESTUDOS SOBRE A NOSSA FILOSOFIA ESPÍRITA, O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO E O APRIMORAMENTO ÉTICO-MORAL NUNCA SAEM DE FÉRIAS!
QUALQUER DÚVIDA COMUNIQUE-SE!
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Até breve ! !

sábado, 19 de novembro de 2011
SER ESPÍRITA
"Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a Lei."
Allan Kardec
「生まれ、死に、再び生まれ、
更に進歩し続ける。それが法なのである。」
アラン・カルデック
Ser espírita é procurar fazer a diferença, sem sentir-se diferente.
É agir com lucidez e responsabilidade, tomando a iniciativa do melhor em benefício de todos.
É dar testemunho de fé na mais comezinha atitude do cotidiano.
É vivenciar as lições da Doutrina, sem, contudo, ser moralista, como se o fato de ser espírita nos tornasse fizesse inacessível à mais frágil das criaturas.
É respeitar os companheiros de Ideal, dialogando fraternalmente sobre possíveis pontos de divergência.
É apaziguar os ânimos exaltados e empreender campanhas de silêncio, quando a conversa leviana ameaça o rendimento do trabalho em grupo.
É sempre estar disposto a perdoar ofensas e, de preferência, jamais se sentir ofendido.
É não se melindrar, a ponto de promover a desunião com o comprometimento da Causa.
Ser espírita é demonstrar o que se assimilou a Mensagem não apenas através da palavra de erudição, mas, sobretudo, da atitude que lhe confere credibilidade ao verbo esclarecedor.
É ser, onde estiver, um apelo à lógica e ao bom senso, despertando consciências e sensibilizando corações.
É saber, nas atividades em que se engaja somar com as possibilidades de cada um, dividindo atribuições, para que os resultados se multipliquem.
É não reclamar prestígio e privilégios.
É não se considerar algo que ainda não se é e que, de modo geral, todos estamos muito distantes de ser.
É não se iludir no corpo, para não se decepcionar fora dele.
Ser espírita, portanto, é amar sem restrições, admitindo o equívoco cometido e voltar atrás, se necessário, sem que humilhe ou se sinta humilhado.
É experimentar indefinível alegria por seguir a Jesus, e somente a Ele!
É, sim, reconhecer-se limitado, porém não acomodado em suas próprias mazelas.
É, mais do que não tropeçar e cair, não comprazer-se na queda.
Enfim, ser espírita é ser uma pessoa comum, mas não vulgar.
Adalberto Prado de Morais/ JAPAN
http://nejanucleoespiritajoannadeangelisjp.blogspot.com/
http://adejapaodivulgespirita.blogspot.com/
http://radioespiritasnojapao.blogspot.com/
Allan Kardec
「生まれ、死に、再び生まれ、
更に進歩し続ける。それが法なのである。」
アラン・カルデック
Ser espírita é procurar fazer a diferença, sem sentir-se diferente.
É agir com lucidez e responsabilidade, tomando a iniciativa do melhor em benefício de todos.
É dar testemunho de fé na mais comezinha atitude do cotidiano.
É vivenciar as lições da Doutrina, sem, contudo, ser moralista, como se o fato de ser espírita nos tornasse fizesse inacessível à mais frágil das criaturas.
É respeitar os companheiros de Ideal, dialogando fraternalmente sobre possíveis pontos de divergência.
É apaziguar os ânimos exaltados e empreender campanhas de silêncio, quando a conversa leviana ameaça o rendimento do trabalho em grupo.
É sempre estar disposto a perdoar ofensas e, de preferência, jamais se sentir ofendido.
É não se melindrar, a ponto de promover a desunião com o comprometimento da Causa.
Ser espírita é demonstrar o que se assimilou a Mensagem não apenas através da palavra de erudição, mas, sobretudo, da atitude que lhe confere credibilidade ao verbo esclarecedor.
É ser, onde estiver, um apelo à lógica e ao bom senso, despertando consciências e sensibilizando corações.
É saber, nas atividades em que se engaja somar com as possibilidades de cada um, dividindo atribuições, para que os resultados se multipliquem.
É não reclamar prestígio e privilégios.
É não se considerar algo que ainda não se é e que, de modo geral, todos estamos muito distantes de ser.
É não se iludir no corpo, para não se decepcionar fora dele.
Ser espírita, portanto, é amar sem restrições, admitindo o equívoco cometido e voltar atrás, se necessário, sem que humilhe ou se sinta humilhado.
É experimentar indefinível alegria por seguir a Jesus, e somente a Ele!
É, sim, reconhecer-se limitado, porém não acomodado em suas próprias mazelas.
É, mais do que não tropeçar e cair, não comprazer-se na queda.
Enfim, ser espírita é ser uma pessoa comum, mas não vulgar.
Adalberto Prado de Morais/ JAPAN
http://nejanucleoespiritajoannadeangelisjp.blogspot.com/
http://adejapaodivulgespirita.blogspot.com/
http://radioespiritasnojapao.blogspot.com/
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
O FILME DOS ESPÍRITOS: divulgue!
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
PRIMAVERA NO BRASIL
A belíssima foto acima e o quadro “Jardin” de Claude Monet no blog http://filosofiaespiritaencantamentoecaminho.blogspot.com, nos remete à ideia de renovação, de reinício, de recomeço; esses passos em nossa existência devem ser floridos, como o jardim de Monet; estamos entrando na Primavera por aqui, portanto, você, que está nas terras do Sol que nunca se põe, renove as suas esperanças, reinicie os planos que a vida lhe propôs, recomece, mas desta vez com alegria, com satisfação, com muito empenho!
Nosso abraço fraterno, de toda a equipe Estudos Filosóficos Espíritas !
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
O QUE É ESPIRITISMO ? REFLEXÕES EM AULA

CIÊNCIA ESPÍRITA (LM - O LIVRO DOS MÉDIUNS), FILOSOFIA ESPÍRITA (LE - O LIVRO DOS ESPÍRITOS), RELIGIÃO (NÃO NO SENTIDO DOGMÁTICO – ver Leis Morais, Lei de Adoração) ESPÍRITA (ESE- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO)= SINTETIZAM O EDIFÍCIO DA DOUTRINA ESPÍRITA
EDIFÍCIO DA DOUTRINA ESPÍRITA; PLANEJAMENTO DOS ESPÍRITOS SUPERIORES NO SENTIDO DE REORDENAR AS CORRENTES DO PENSAMENTO UNIVERSAL (STS)
LE: CONTEXTUALIZAVA, NUMA MARAVILHOSA SÍNTESE, TODA A EVOLUÇÃO INTELECTO-MORAL DO SER HUMANO, ABRINDO-LHE AS PORTAS PARA UMA NOVA VISÃO DE MUNDO
LM: ENTRELAÇAVA VÁRIOS RAMOS DO CONHECIMENTO COM UMA NOVA CIÊNCIA EXPERIMENTAL, PIONEIRA, PORQUE INVESTIGATIVA DE OUTRAS DIMENSÕES JAMAIS ALCANÇADAS PELA RAZÃO
ERGUIDO O PILAR FILOSÓFICO DA DOUTRINA E INDICADOS OS SEUS SUPORTES CIENTÍFICOS OU EXPERIMENTAIS, RESTAVA, PORTANTO, EXPLORAR AS INEVITÁVEIS CONSEQUÊNCIAS RELIGIOSAS E INFERIR AS IMPLICAÇÕES ÉTICAS.
QUE PRECEITOS MORAIS PODERIAM E DEVERIAM SER REFORMULADOS PARA QUE SERVISSEM DE ROTEIRO À CRIATURA NA SUA BUSCA DA VERDADE E NA CONSTRUÇÃO DO REINO DE DEUS ?
“NO CRISTIANISMO SE ENCONTRAM TODAS AS VERDADES – ESPÍRITO DA VERDADE, 1860 – SÃO DE ORIGEM HUMANA OS ERROS QUE NELE SE ENRAIZARAM”
“ESPÍRITAS, AMAI-VOS, ESTE O PRIMEIRO MANDAMENTO; INSTRUÍ-VOS, EIS O SEGUNDO”
PROGRAMA DE RESTAURO DOS ENSINAMENTOS DE JESUS , EM SUA PRIMITIVA PUREZA, LIBERTANDO-O DOS ERROS QUE NELE SE INCRUSTARAM; BEM COMO ATUALIZÁ-LOS, COM O INSTRUMENTO DA CIÊNCIA ESPÍRITA E DA FILOSOFIA ESPÍRITA OFERECIDOS NA CODIFICAÇÃO
O ESPIRITISMO NÃO VIERA DESTRUIR O CRISTIANISMO, MAS REEDIFICÁ-LO.
1864 : O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
NELE KARDEC SITUOU A DOUTRINA NO CONTEXTO DO EVANGELHO E PROPÔS A ADOÇÃO DA MORAL CRISTÃ
LONGE DE CHOCAR-SE COM AS IDEIAS BÁSICAS DE JESUS, O ESPIRITISMO AS COLOCA SOB NOVA LUZ, REVELANDO ANGULAÇÕES QUE NÃO HAVIAM AINDA SIDO PERCEBIDAS OU COMPREENDIDAS: CONCORDA COM O MESTRE, MAS DISCORDA COM AS PRÁTICAS VIGENTES.
SEM ASSUMIR A POSTURA DE UMA NOVA SEITA RELIGIOSA, O ESPIRITISMO É, DEFINITIVAMENTE, UMA CONCEPÇÃO CRISTÃ DA VIDA ESPIRITUAL, COM TODO O ELENCO DE CONSEQUÊNCIAS QUE DAÍ DECORREM.
“OBRA DE CORAGEM, TANTO QUANTO DE AMOR, ROTEIRO LUMINOSO DE CONQUISTAS ESPIRITUAIS, REPOSITÓRIO DE VERDADES ETERNAS. NELE PODE A FÉ, PELA 1ª. VEZ, ‘ENCARAR FRENTE A FRENTE’ A RAZÃO.” (H.Miranda).
(excertos de autoria de Hermínio C. Miranda (1978), comentados em aula do VER-Visão Espírita da Religiosidade, com os estudiosos presentes)
CONHEÇA O ESPIRITISMO: ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS
CONSULTE OS SEGUINTES BLOGS DE ESTUDO E PESQUISA:
http://filosofiaespiritaencantamentoecaminho.blogspot.com
http://vervisaoespiritadareligiosidade.blogspot.com
http://filosofiaespiritaemediunidade.blogspot.com
http://filosofandocotidiano.blogspot.com
http://spiritistphilosophy.blogspot.com
http://philospiriteravissementetcheminement.blogspot.com
http://filosofiaespiritacomjapao.blogspot.com
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
BEM-VINDOS - WELCOME ! Estudos Filosóficos Espíritas: a Filosofia tradicional e a Filosofia Espírita em seus aspectos convergentes

LIBERDADE COM O ESPIRITISMO (Mensagem de Gabriel Delanne): Consulte o vídeo ao lado
BEM-VINDOS - WELCOME ADE-JAPAN !
Transcrevemos o texto do:
N.E.J.A-Núcleo Espírita Joanna de Ângelis-JAPÃO
Somos trabalhadores que,laboram a fim de levar o consolo, o amor e o esclarecimento à luz da doutrina Espírita. O N.E.J.A-Núcleo Espírita Joanna de Ângelis-JAPÃO,se propõe ao estudo da doutrina espírita. Atuar na DIVULGAÇÃO E UNIFICAÇÃO em prol das causas e dos preceitos morais e intelectuais do Espiritismo. Esclarecer e consolar.Promover a libertação e a melhora das criaturas. Divulgar o Evangelho em espírito e verdade, dever, a que se obrigaram antes de nascer
http://nejanucleoespiritajoannadeangelisjp.blogspot.com/
AOS ESTUDANTES E EDUCADORES BRASILEIROS ESPÍRITAS NO JAPÃO.
PROJETO ESTUDOS FILOSÓFICOS ESPÍRITAS NO JAPÃO
Considerando um aumento pelo interesse de conhecer a doutrina espírita entre os BRASILEIROS residentes no JAPÃO, e levando em conta, a grande distancia entre províncias, e a falta de grupos de estudos nas províncias mais distantes, estaremos disponibilizando no Mês se SETEMBRO as primeiras aulas do PROJETO, e assim iniciando o PROJETO DE ESTUDOS FILOSOFICOS ESPÍRITAS NO JAPÃO, com apoio da Sra. SONIA THEODORO DA SILVA, Idealizadora do Projeto Estudos Filosóficos Espíritas.
Blog- http://filosofandocotidiano.blogspot.com.
Onde disponibilizará os programas de aulas do Estudo.
Iremos iniciar o projeto com as primeiras Cinco aulas para ministrar no Mês de SETEMBRO, sendo assim o NEJA -Núcleo Espírita Joanna de Ângelis –JAPÃO, irá disponibilizar este meio de comunicação no qual iremos começar este projeto de Estudos e com apoio da ADE-JAPÃO responder a todas as perguntas para que juntos possamos aprender e desenvolver e fixar conhecimentos a respeito da nossa DOUTRINA.
.................................................
Informamos que ainda não temos as aulas em Japonês, por falta de uma equipe de tradutores. Caso alguém se interesse em traduzir, favor entrar em contato com o Sr. Adalberto. 090 8328 4773
A TODOS UM BOM ESTUDO, Equipe NEJA-JAPÃO.
Nesse caminho da caridade, devemos seguir todos, porque se fora dela não há recuperação para ninguém, fora do serviço que expressa nenhum de nossos problemas encontrará solução.
Bezerra-Chico Xavier
Do Livro-Doutrina e Vida –CEU
Abração do Tio Ada
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Damos as boas-vindas aos nossos amigos da ADE-Japão, na pessoa do companheiro de ideal espírita, Adalberto Prado de Morais, bem como aos companheiros espíritas residentes no Japão, e ao sofrido e querido povo japonês.
INICIAMOS A PARTIR DESTA DATA O CURSO MODULAR DE FILOSOFIA ESPÍRITA, NESTE BLOG http://filosofiaespiritanojapao.blogspot.com CONFORME ANUNCIADO PELO COMPANHEIRO ADALBERTO-TIO ADA. VOCÊ PODERÁ ESTUDAR COM AS INDICAÇÕES AQUI POSTADAS, CONSULTAR OS LINKS, DOCUMENTÁRIOS, FILMES E ACESSAR OS SITES PARA DOWNLOAD DE LIVROS UTILIZADOS PARA ESTE CURSO. O PROGRAMA CONDUZ NATURAL E FACILMENTE OS SEUS ESTUDOS, MAS SE VOCÊ TIVER ALGUMA DÚVIDA, PODE NOS CONTATAR: cefe_ver@hotmail.com OU AO TIO ADA, CONFORME INDICAÇÕES CONTIDAS NO BLOG http://nejanucleoespiritajoannadeangelisjp.blogspot.com/
DESEJAMOS BONS ESTUDOS, E QUE JESUS POSSA ILUMINAR O SEU PENSAMENTO E CORAÇÃO, HOJE E SEMPRE !
UM TEXTO PARA VOCÊ REFLETIR:
A 9ª. Sinfonia de Beethoven, no movimento “Ode à Alegria” , elevada à categoria de Patrimonio da Humanidade pela UNESCO, foi composta num dos momentos mais trágicos da vida desse compositor, que, não obstante o seu drama pessoal, legou ao planeta uma de suas mais belas composições sinfônicas. Em 1806, revelou publicamente o seu problema, em uma frase anotada nos esboços do Quarteto no. 9: "Não guardes mais o segredo de tua surdez, nem mesmo em tua arte!" – mensagem de algum Espírito amigo? Muito provável.
Antes disso, em 1802, Beethoven escreveu o seu documento mais famoso: o Testamento de Heiligenstadt. Trata-se de uma carta, originalmente destinada aos seus irmãos, nunca enviada, onde reflete, desesperado, sobre a tragédia da surdez e o seus possíveis impactos à sua arte. Por recomendação médica, descansava na aldeia de Heiligenstadt, perto de Viena. A tragédia de Ludwig van Beethoven, que vivia pela e para a música, envolveu-o no ápice de sua carreira, acabou por encaminhá-lo à profunda depressão encaminhando-o à cogitar sobre suicídio. Era um pensamento forte e recorrente. O que o fez mudar de idéia? "Foi a arte, e apenas ela, que me reteve. Ah, parecia-me impossível deixar o mundo antes de ter dado tudo o que ainda germinava em mim!", escreveu na carta. "Divindade, tu vês do alto o fundo de mim mesmo, sabes que o amor pela humanidade e o desejo de fazer o bem habitam-me".
Beethoven é reconhecido como o grande elemento de transição entre o Classicismo e o Romantismo. De fato, ele foi um dos primeiros compositores a dar papel fundamental ao elemento subjetivo na música. "Saída do coração, que chegue ao coração", disse a respeito de uma de suas obras. Toda obra beethoveniana é fruto de sua personalidade sonhadora e melancólica, um tanto épica, verdadeiramente romântica.
Beethoven soube superar a pior crise de sua existência. Embora completamente surdo, jamais deixou de compor e nos legou, a toda a Humanidade, do presente e do futuro, a sua mais bela composição: Ode à Alegria, que colocamos aqui com orquestra e coral, apresentação no JAPÃO.
Esta é a nossa pequena homenagem ao povo japonês. Fé, Coragem,Trabalho, parecem ter sido o apoio de Beethoven. É o que desejamos a todos. Neste e em outros possíveis momentos difíceis, porém libertadores, serão eles que nos sustentarão.
E a Filosofia Espírita, a nós concedida pelos Espíritos Superiores, será a nossa grande incentivadora.
1ª. AULA
Livro de Preparo de Aula : Religião dos Espíritos, cap. Estranho delito.
BIBLIOGRAFIA: A CODIFICAÇÃO E A OBRA ESPÍRITA DE ALLAN KARDEC ESTÃO ASSINALADOS NESTE PROGRAMA COM AS SEGUINTES SIGLAS: O LIVRO DOS ESPÍRITOS (LE), O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (ESE), O CÉU E O INFERNO (CI), A GÊNESE (GE), O LIVRO DOS MÉDIUNS (LM), OBRAS PÓSTUMAS (OP), O QUE É O ESPIRITISMO (OQE), REVISTA ESPÍRITA (RE).
Objetivos Gerais (ao educador DO GRUPO DE ESTUDOS)
Levar o educando ao entendimento da natureza específica do Projeto Estudos Filosóficos Espíritas, em seu formato de Grupo de Estudos, Módulo I – Estudos Filosóficos Espíritas, sua duração, metodologia a ser aplicada em cada aula, detalhando a finalidade do ESPAÇO INTERATIVO: mostrar que os Textos-Base indicados tem como finalidade aclarar, elucidar e ampliar os conceitos apreendidos em aula, acrescidos aos esforços individuais de pesquisa e estudo. Informar a bibliografia completa a ser utilizada no curso e orientar a possibilidade de acesso à internet (downloads autorizados) e Biblioteca do Centro para consultas, pesquisas e estudo.
Objetivos Gerais e Específicos (EDUCADOR E EDUCANDO)
Apresentação da equipe, boas-vindas, confraternização, apresentações dos participantes, etc. Apresentar detalhadamente os objetivos do curso, sua Bibliografia e ferramentas de estudo (DVDs, Blogs, pesquisa em internet, downloads), para que o participante se situe. Duração deste Módulo (QUANDO PRESENCIAL): 1 ano com 2hs/aula/semana. Composição das aulas: um ou dois segmentos com finalidades específicas, podendo um tema estender-se por duas semanas, conforme o seu grau de complexidade. Apresentação do conteúdo programático a ser desenvolvido durante o curso e bibliografias complementares e recomendadas.
EXCERTOS: Os Programas do Projeto Estudos Filosóficos Espíritas poderão conter Excertos de autores laicos compatíveis com o pensamento espírita, bem como Excertos das obras espíritas, com a finalidade de ilustrarem as descrições de cada Aula a ser ministrada; seus nomes e obra estão devidamente citados.
Para os estudantes do exterior, a disponibilidade de estudos é facultativa, bastando que se organize com relação a tempo para estudos com a Bibliografia do Curso bem como as pesquisas oferecidas no blog, que também incentivam a pesquisa pessoal: http://filosofiaespiritaencantamentoecaminho.blogspot.com
2ª. AULA – TEMÁTICA
TAMBÉM POSTADA NO BLOG ABAIXO, NA DATA DE 13 DE FEVEREIRO DE 2011: http://filosofiaespiritaencantamentoecaminho.blogspot.com
Livro de Preparo de Aula: Religião dos Espíritos, cap. Jesus e atualidade.
O QUE É O FILOSOFAR ESPÍRITA ?
“Para filosofar precisamos de aprender a ciência do mergulho em nós mesmos.” (J.H.Pires)
Há uma grande importância no significado prático da filosofia e da filosofia espírita, como grandes incentivadores à reflexão que faculta o autoconhecimento e abre amplas perspectivas ao entendimento das magnas questões humanas e espirituais. Se pensarmos em filosofia apenas como uma disposição para o pensar, estaremos minimizando a sua importância no contexto da história humana. Na filosofia, aprendemos a analisar os elementos que compõem a existência do ser-no-mundo; e isto, porque há em nós uma inquietação existencial congênita. Já a filosofia espírita amplia essa busca, e revela a existência do ser interexistente em infinitas dimensões temporais, evolutivas, manifestando as suas luzes ou suas sombras nas formas concernentes ao seu nível de consciência.
A filosofia busca respostas, eleva-se, desenvolve-se, reflete-se, retoma ao reconsiderar as respostas anteriores. Não conclui, apenas conduz. E é nessa caminhada que o ser se descobre, na constante e infinita perquirição de si mesmo. O personagem shakesperiano, Hamlet, frente ao espelho, e com os restos mortais de seu bobo-da-corte à frente, abre essa perspectiva angustiante do nada, do vazio desconcertante e avassalador que nos toma de assalto frente ao silêncio da morte. A grande questão, ele diz, está no ser, ou no não-ser? É nisto (restos mortais) que nos transformamos?
O existencialismo – ou a angústia de existir – exorta o homem a existir inteiramente “aqui” e “agora”, para aceitar sua intensa “realidade humana” do momento presente – o futuro não é outra coisa que visões e ilusões para dar ao nosso presente direção e propósito. “Cem anos após Kardec, a filosofia na França quase se desfez nos sofismas do nada, com Jean Paul Sartre e sua escola. Mas Simone de Beauvoir, companheira e discípula de Sartre, confirma e ilustra as considerações de Kardec, ao escrever: ‘...detesto pensar no meu aniquilamento. Penso com melancolia nos livros lidos, nos lugares visitados, no saber acumulado e que não mais existirá.(...)’, em La Force des Choses”. A aproximação da morte, sob a idéia do nada, acarreta às criaturas mais cultas essa desesperança amarga. (PIRES, J.H.).”
É sob essa angustiante perspectiva que a inteligência humana tem buscado minimizar a realidade inegável e irrecusável da morte. O Pensador (Le Penseur) é uma das mais famosas esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodin. Retrata um homem em meditação profunda, num gestual próprio de quem está em luta com uma poderosa força interna. Tornou-se arquétipo do pensar filosófico como busca de si mesmo. Todos aqueles que já conseguiram ultrapassar a superfície do existir como usufruto das formas, mesmo porque elas trazem em si mesmas o sinal de sua intrínseca fragilidade, se identificam com essa figura. O Pensador traz a angústia da forma dilacerada pelo sofrimento; quase disforme, desproporcional, transmite o intenso drama interior de que é portador. Seu cenho carregado, oculta o olhar que permanece voltado para baixo. Ele não busca respostas no céu acima de seu pensamento, mas na terra abaixo de seus pés. Ele não demonstra um pensar sereno, mas uma dor atormentada pela ausência de respostas. Está nu. Abandonado ou desprovido das ilusões que pudessem ocultar-lhe a própria realidade, ele se expõe. E deixa uma das mais eloquentes mensagens ao ser humano atual: a verdadeira realidade do ser não jaz aqui, na temporalidade perecível, mas na imortalidade daquele que pensa: o Espírito.
As “previsões” de grandes tragédias por acontecer, através do cinema e da TV, retratam, metaforicamente esse drama atual: o ser humano, perdido em seus dramas interiores quer destruir a si mesmo, destruindo a fonte de sua própria existência – o planeta em que vive.
Outros autores cujas obras estão hoje nas telas, utilizam-se dos sentidos humanos (Babel, Ensaio sobre a Cegueira), para um novo mergulho dentro de si, através do mundo sensível, buscando trazer à tona as suas tragédias pessoais projetando-as aos seus semelhantes num movimento catártico, em busca de identificação.
Em 25 séculos de filosofia, temos inumeráveis doutrinas contraditórias. Nenhum dos pensadores ocidentais estiveram de acordo com relação às suas proposições. Há uma insatisfação profunda, gerada pela ausência de concordância. A meta final deve ser a realização, mas quem a conseguiu até agora?
Louvemos todos aqueles que tentaram. Seus esforços imortalizaram a trajetória do espírito humano em sua infinita jornada pelo autoconhecimento. Mesmo aqueles que se perderam no próprio vazio. Assim agiram, pela absoluta necessidade de identificação com o outro, e todos, com Deus.
“Deus está morto”, disse Nietzsche, certa vez. O deus apresentado pelas religiões, este sim, está morto. Morreu por falta de misericórdia, por ausência de amor ao próximo. Morreu por asfixia, mergulhado nos milhões de moedas geradas pela arrecadação criminosa obtida da ingenuidade e da falta de conhecimento. Morreu em cada ritual vazio de respostas, que perpetua a crença de que a crucifixão é nossa libertação (!?). Morreu em cada ser mutilado ou assassinado por balas perdidas ou bombas amarradas ao próprio coração daquele que O busca em desespero. Morreu em cada árvore caída, em cada rio poluído, no super-aquecimento do ar que respiramos.
Morreu ainda, pela ausência de amabilidade, cordialidade e respeito mútuo entre aqueles que se dizem seus seguidores.
Herculano cunhou a expressão “agonia das religiões” (PIRES, J.H.), para bem definir esse processo de transmutação da ostentação para a interiorização. Ostentação da fé, para auto afirmar-se. Para perpetuar a representação olímpica do deus humano sobre a Terra, na figura daqueles que insistem em representá-lo.
Deus não tem representantes. Tem filhos. E foi o maior deles, desfigurado pelo psiquismo arquetípico humano, fazendo de sua pessoa e de suas ações projeções de um herói mitológico, filho de um deus com uma mortal, e, portanto portador de virtudes milagrosas e espetaculares, misto de herói-mártir-guerreiro, que veio libertar-nos do Mal, igualmente projetado na figura arquetípica do anjo decaído que persiste em atormentar os seres humanos com doenças e flagelos, que surge entre nós, num dos momentos mais graves de nossa evolução.
Renascido na doutrina espírita, de forma igualmente simples, assim como viera em pessoa na manjedoura de luz, Jesus transfigura-se no Ser completo, naquele que é uno com o Pai porque identifica-se com suas leis, em sua consciência dilatada pelo Amor aceito porque compreendido.
No formato de Filosofia, o Espiritismo sintetiza os esforços humanos em busca de si, ilustrado pela imagem de O Pensador. Como Filosofia, analisa os elementos que compõem, sim, a existência do ser no mundo, porém, acrescidos da grande jornada que o aguarda na linha do tempo, fora deste mundo também.
O Ser é – jamais poderia não ser. O existencialismo kierkegaardeano, nietzscheniano, sartreano, serviu como uma lâmpada vermelha a pulsar, intemitente, como a dizer: acordem! A angústia beauvoiriana frente às possíveis perdas de seus tesouros intelectuais com o apelo inequívoco da morte, permanece no coração das mães e dos pais que perdem seus filhos adolescentes para as drogas, para o álcool, para o crime, para a sexualidade em patológico desvario.
A desesperança gerada pelo “escândalo” tem seu lenitivo na filosofia dos Espíritos Superiores; Sócrates a antecedeu, com a sua amorável vivência ético-moral com bases na lógica incontestável da Verdade. Platão, com a realidade do mundo das idéias que jazia acobertada no fundo da caverna. Aristóteles, a premência do mundo das formas a delinear a persona e suas realizações.
A Filosofia Espírita não é instrumento para mera elucubração. Nem tampouco de ostentação frente aos troféus humanos e mundanos. É sim uma alternativa, um convite (por ora) para a mudança do atual sistema de pensar.
O pensar filosófico-espírita prevê um universo de auto-descobertas, porém, impõe nesse processo, o reconhecimento da presença de Deus em nós através de suas leis, condutoras de nossa lógica, de nosso desenvolvimento, de nosso evoluir, de nossa amorosidade. As Leis Morais didaticamente definidas pelos Espíritos a Kardec, representam parte do processo de conscientização e de reconhecimento do divino em nós.
Não-ser é o desvario acima descrito; não-ser compõe os torpes sentimentos que nos afastam uns dos outros: a inveja, a soberba com sua filha, a prepotência. Esses elementos, poderosos em sua capacidade auto e alo destrutiva, faz estagnar o ser em sua nulidade existencial. E proclama a sua necessidade de sofrer para despertar.
Tal jornada ainda não terminou. O exemplo de Jesus, permanece como uma imagem-mensagem subliminar a permear o nosso momento existencial. Seu apelo continua pulsando nos corações humanos. A leitura desse chamamento tem sido decodificado de forma errada. Porém, ele continua ali. E quando o ser fartar-se de não-ser, abrirá seu coração e sua mente para o banquete – não o platonico, como representação do sensível, mas o nupcial, o inteligível, porque pleno de alegria, esperança e identificação com Deus.(Sonia Theodoro da Silva- São Paulo-SP-Brasil)
3ª. AULA
Livro de Preparo: Religião dos Espíritos, cap. O Homem inteligente.
TAMBÉM POSTADA NO BLOG ABAIXO, NA DATA DE 20 DE FEVEREIRO DE 2011: http://filosofiaespiritaencantamentoecaminho.blogspot.com
Objetivos Específicos
Há uma grande importância no significado prático da Filosofia e da Filosofia Espírita, como grandes incentivadores à reflexão que faculta o autoconhecimento e abre amplas perspectivas ao entendimento das magnas questões humanas e espirituais. (Ver Preliminares de O Espírito e o Tempo, de J.Herculano Pires).
Com o Texto Base do Espaço Interativo, refletir sobre as orientações de Emmanuel, o grande pensador da espiritualidade, que identifica a finalidade última da Filosofia. JUNTE-SE AOS SEUS AMIGOS E PARTICIPE DO ESPAÇO DE INTERAÇÃO DE ESTUDOS, IDÉIAS E REFLEXÕES CONJUNTAS.
Humanismo: qualquer movimento filosófico que tome como fundamento a natureza humana ou os limites e interesses do homem. (ABBAGNANO, Nicola, Dicionário de Filosofia). Atitude espiritual em face do ser humano e de seu processo de realização. Nota: O humanismo define-se essencialmente por uma vontade de realização plena do verdadeiro humano, atribuindo-lhe um valor único dentro da ordem cósmica, de modo que o homem jamais venha a ser reduzido à mera situação de objeto ou meio. (cf. Sucupira, Newton. Ciência e humanismo. In: Educação, jan/mar. 1974, MEC).
O que é filosofia?
Qual é a origem da Filosofia? Qual o motivo que despertou e desperta no homem o desejo ou necessidade de pensar filosoficamente? E nesse filosofar, o que é que o homem busca e acha? Nossas reflexões nos dizem que tal impulso irreprimível faz parte integrante da natureza humana. (...) A origem da filosofia estaria no primeiro pensamento do primeiro homem que primeiro filosofou (...) Deus, que, ao criar o homem, o fez não de barro, mas, de pensamento, o fez, portanto, filósofo.
São muitas as definições de Filosofia, mas a que subsiste como essencial é ainda a de Pitágoras: Amor da Sabedoria.
Bibliografia
(1) Os Filósofos – JHPires – Preâmbulo (ou Preliminares, conforme a edição);
(2) Coleção Os Pensadores (Brasil) – Tomo A História da Filosofia - Will Durant, Introdução Sobre os usos da Filosofia;
(3) História da Filosofia – Reale & Antiseri – Vol I – 1ª Parte(As origens gregas do pensamento ocidental)- Cap.1, item 3 (Conceito e objetivo da filosofia antiga, subitens - 3.1 e 3.2);
DVD (ASSISTA NESTE BLOG)
O Mundo de Sofia (minissérie com base no livro de Jostein Gaarder).
Espaço Interativo
DISCUTA ESTA AULA COM OS SEUS COLEGAS, TENDO COMO BASE ORIENTATIVA, O TEXTO ABAIXO:
Texto Base (Orientativo): O Consolador – Emmanuel/F.C.Xavier, IIa. Parte, item Filosofia, perg.115; Consultar 2ª.AulaB (04/03/2010), constante do Blog: http://filosofiaespiritaencantamentoecaminho.blogspot.com
4ª. AULA
TAMBÉM POSTADA NO BLOG ABAIXO, NA DATA DE 22 e 28 DE FEVEREIRO DE 2011: http://filosofiaespiritaencantamentoecaminho.blogspot.com
Livro de Preparo: Religião dos Espíritos, cap. O Caminho da Paz.
Objetivos Específicos
Há uma grande importância no significado prático da Filosofia e da Filosofia Espírita, como grandes incentivadores à reflexão que faculta o autoconhecimento e abre amplas perspectivas ao entendimento das magnas questões humanas e espirituais.
(Ver Preliminares de O Espírito e o Tempo, de J.Herculano Pires).
Com o Texto Base do Espaço Interativo, analisar as reflexões do filósofo espírita José Herculano Pires.
A Filosofia Espírita
Este livro (O Livro dos Espíritos) foi escrito por ordem e sob ditado dos Espíritos superiores para estabelecer os fundamentos de uma filosofia racional, livre dos prejuízos do espírito de sistema. (Prolegômenos/LE).
Ao dizer que o Espiritismo era uma filosofia, Allan Kardec não estava excluindo seu caráter científico, muito pelo contrário. Além disso, como a ética ou moral é uma das áreas da filosofia, aquela designação também não excluía o aspecto moral do Espiritismo, que é a essência da chamada religião espírita. (S.S.Chibeni, in O Espiritismo em seu tríplice aspecto.)
A filosofia tem tudo a ganhar ao considerar seriamente os fatos do Espiritismo. Para começar, porque estes são a sanção solene de seu ensinamento moral e porque, por si mesmos, provarão aos mais endurecidos o alcance de sua conduta (...), o estudo aprofundado das consequências, que se deduzem da existência sensível da alma no estado não encarnado (...) o conhecimento da essência da alma, conduzirá a filosofia ao conhecimento da essência das coisas e de Deus.
A filosofia é a busca por respostas, de sentido, de racionalidade, de entendimento das coisas e o Espiritismo, pela própria natureza das questões com que se ocupa, é filosofia.
Bibliografia
(1) LE – Prolegômenos, Conclusões V, VI, VII; pergs.958, 959;
(2) CI – 1ª Parte, Cap. 1, O porvir e o nada, itens 1 a 4;
(3) O Problema do Ser do Destino e da Dor – L. Denis 1ª Parte – Cap. I, A evolução do pensamento;
(4) Agonia das Religiões – JHPires - Cap. IX , Dúvida e Certeza;
(5) Os três Caminhos de Hécate – JHPires – Cap. Filosofia: Um divisor de Águas; Cap. Filosofia de Vida;
(6) Introdução à Filosofia Espírita - JHPires - Cap.II, item 1 - O que é filosofia?
Espaço Interativo
(JUNTE-SE AOS SEUS AMIGOS E PARTICIPE DO ESPAÇO DE INTERAÇÃO DE ESTUDOS, IDÉIAS E REFLEXÕES CONJUNTAS) DEBATE SOBRE A AULA
Textos Base (Orientativos):
1) O Infinito e o Finito - JHPires, Cap.16 - item IV – A Filosofia Espírita;
2) O Mistério do Bem e do Mal – JHPires, Cap. 3 – Filosofia viva e racional sem o espírito de sistema.
Excertos:
KARDEC, Allan, Revista Espírita – setembro, 1863; PIRES, J.H., Introdução à Filosofia Espírita; CHIBENI,S.S., O Espiritismo em seu tríplice aspecto.
5ª. AULA
TAMBÉM POSTADA NO BLOG ABAIXO, NA DATA DE 08 DE MARÇO DE 2011: http://filosofiaespiritaencantamentoecaminho.blogspot.com
Livro de Preparo: Religião dos Espíritos, cap. Palavra aos espíritas.
Objetivos Específicos
Aprofundar os seguintes conceitos nesta aula: o Espiritismo é a síntese da nobre caminhada do ser humano em busca de sua natureza real; sua ciência é o instrumento eficaz que estimula o Espírito a descobrir-se; sua Filosofia o conduz à reflexão; sua Religião em Espírito e Verdade revela-lhe (ao ser humano) a própria natureza divina de co-criador e partícipe do Universo.
O Espiritismo e a Tradição Filosófica
A tradição filosófica é terreno vasto e profundo em que podemos descobrir as raízes da Filosofia Espírita. Kardec partiu da pesquisa científica, originando-se desta a Ciência Espírita; desenvolveu, a seguir, a interpretação dos resultados da pesquisa, que resultou na Filosofia Espírita; tirou depois as conclusões morais da concepção filosófica, que levaram naturalmente à Religião Espírita.
Bibliografia
(1) LE – Introdução XVII; Conclusão V, VI;
(2) Introdução a Filosofia Espírita - JHPires - Cap. II, item 2. O Que é o Espiritismo, item 3. A Tradição Filosófica;
(3) O Espírito e o Tempo - JHPires - III Parte - Cap. III, item 1- O Espiritismo e a Tradição Filosófica.
Bibliografia Complementar
O Espiritismo à luz da Crítica – Deolindo Amorim, Parte II - Filosofia, Cap II, Doutrina Própria;
Dicionário de Filosofia, N.Abbagnano (verbete Tradição);
Bibliografia Recomendada
Curso Dinâmico de Espiritismo – JHPires.
DVD (ASSISTA NESTE BLOG)
O Espiritismo, de Allan Kardec aos dias de hoje – Ed. FEB.
ESPAÇO INTERATIVO:
(JUNTE-SE AOS SEUS AMIGOS E PARTICIPE DO ESPAÇO DE INTERAÇÃO DE ESTUDOS, IDÉIAS E REFLEXÕES CONJUNTAS)
RODA DE LEITURA (LEITURA ANTECIPADA) COM BASE EM: O Infinito e o Finito, Cap. 34, “Está promovendo o Espiritismo ‘uma nova revolução copérnica’ ”.
Excertos:
Pires,J.H., Introdução à Filosofia Espírita.
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